"Falso Brilhante" já soma polêmicas antes mesmo da estreia. A novela é alvo de uma denúncia feita pelo Ministério Público que acusa a trama de complicar o trânsito na cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, onde cenas têm sido gravadas.
De acordo com o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia" desta terça-feira (20), a cidade teve avenidas fechadas para dar lugar a equipamentos, equipe de produção e atores, deixando moradores enfrentando tráfego intenso durante horários com grande circulação de carros, a partir das 9h da manhã.
No jornal "Tribuna de Petrópolis", foi veiculada uma matéria em maio deste ano que reportou as complicações no trânsito geradas por causa da novela. De acordo com a publicação, durante uma gravação com o ator Daniel Rocha, o trânsito na Rua Barão do Amazonas ficou fechado deixando os moradores sem acesso às principais vias da cidade.
A solicitação encaminhada ao Ministério Público Estadual foi feita pelo promotor criminal Celso Quintela, que reivindiou a autorização já concedida à TV Globo pela Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) para gravar na cidade. O caso será apurado pelo promotor da 2ª Promotoria de Tutela, Vinícius Ribeiro.
"Eu não sou o promotor responsável pela área. Fiquei chocado com o congestionamento provocado pela gravação. Há décadas não se abrem ruas em Petrópolis para melhorar a vida do cidadão e fiquei imaginando como havia sido permitido interditar as poucas vias da cidade. O cidadão não foi priorizado. A minha representação é para apurar de quem é a culpa pelo transtorno causado ao cidadão", disse Quinetela.
"O que eu fiz qualquer pessoa que se sentir prejudicada pode - e deve - fazer", completou o advogado ao colunista.
"Falso Brilhante" teve cenas gravadas na Suíça. Parte do elenco, inclusive, já embarcou para o país para iniciar as gravações. Adriana Birolli, Chay Suede e Regina Duarte, que fará uma participação especial na novela, rodaram cenas na Europa.