![](https://static1.purepeople.com.br/articles/5/12/82/65/@/1646685-com-jorro-de-lama-pandolfo-marco-nanin-580x326-3.jpg)
![Purepeople](https://static1.purepeople.com.br/build/pp_br/logo_brand_ads.28cc10ac.png)
Desde que Pandolfo (Marco Nanini) e sua equipe começaram a escavar em busca de petróleo nas terras da fazenda, Cunegundes (Elizabeth Savala) e sua família pensaram que estavam salvos das dívidas, na novela "Êta Mundo Bom!". Porém, em cenas previstas para irem ao ar nesta segunda-feira (1º), na grande inauguração da torre do geólogo o que jorra é lama, em vez do tão cobiçado "ouro negro". Com o fracasso do projeto, a fazenda se afunda nas dívidas e Romeu (Klebber Toledo) se desespera, pois investiu o dinheiro que ainda restava do prêmio que ganhou na loteria, certo de que ficaria milionário, e agora está pobre.
Tudo começa quando, em clima de solenidade, os moradores da fazenda se reúnem em torno da torre e Pandolfo faz seu discurso, orgulhoso: "Um poço de petróleo no interior de São Paulo é algo que nunca se viu. Eu descobri a bacia sedimentar, senti o cheiro do petróleo a aflorar na terra, nas águas deste lago". Ele convida Eponina (Rosi Campos), sua mulher, para girar a alavanca que aciona as bombas e explica que assim que o petróleo começar a jorrar, estarão todos ricos.
Gananciosa, Cunegundes declara: "Eu quero tomar banho de petróleo! O petróleo é nosso!", mesmo seu último banho especial ter custado parte da fortuna de Romeu. E para a surpresa de todos, depois de alguns instantes a torre libera um jato de lama, deixando todos estarrecidos. "Que houve com os petróleo?", questionam dona Boca de Fogo e o marido. Pandolfo demonstra esperança: "É isso. Deixemos a lama sair pro petróleo chegar".
Sem petróleo, Cunegundes pensa em casar Filomena com dono da venda
Após fazer uma análise atentamente a lama, Pandolfo dá seu veredicto: não há petróleo algum. Todos ficam revoltados, especialmente Cunegundes, que só pensa em ficar milionária, e Romeu, que investiu o restante do dinheiro que tinha no poço. Zé dos Porcos (Anderson Di Rizzi) então explica que o cheiro forte que vinha do lago era por causa de Alcides (Alexandre Dacosta), um pretendente de Eponina que tentou botar fogo na casa, espalhando óleo diesel por todo o terreno: "Nóis briguemos e o galão caiu no lago, o cheiro ficou nas água, nas lama", ele diz, e nos capítulos seguintes acaba sendo demitido e expulso da fazenda.
Arrasado, Pandolfo declara: "Todo investimento tem seu risco. Perderam. Lamento". Com isso, a propriedade de Quinzinho (Ary Fontoura) e sua família volta a correr o risco de ir a leilão por causa das dívidas, e Cunegundes pensa em casar Filomena (Débora Nascimento) com o dono da venda de Piracema, para sanar o problema. Fique por dentro das emoções que vêm por aí na trama das seis no nosso resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)