Meses antes da novela "Em Família" chegar ao fim, Manoel Carlos afirma: o final da trama das nove ainda não foi escrito. "Posso garantir que a verdadeira sinopse só existe comigo. E nem sequer está escrita, mas na minha cabeça. E obviamente eu nunca adiantei a ninguém o desfecho da minha história", disse, em entrevista à colunista Patrícia Kogut, do jornal "O Globo" desta quarta-feira (30).
Manoel Carlos estava se referindo ao suposto final publicado na última semana pelo colunista de TV Daniel Castro. Segundo a publicação, Maneco teria escrito dois finais na sinopse da trama. Em ambos, Helena (Julia Lemmertz) engravida de gêmeos de Laerte (Gabriel Braga Nunes) por inseminação artificial, já que Luiza (Bruna Marquezine) não pode ter filhos. No primeiro, Helena e Virgílio (Humberto Martins), Luiza e Laerte vivem felizes para sempre. No segundo, Luiza e o pai morrem em um acidente e Laerte termina com Helena, cuidando dos bebês.
"Já divulgaram várias sinopses, todas elas baseadas em pequenas evidências, pistas falsas, intuição de quem escreve. Acho que vale tudo. Nunca me incomodei com isso, nem fiz gravações secretas dos últimos capítulos", afirma Manoel Carlos.
O autor só se surpreende quando informado pela colunista que os personagens Laerte e Luiza têm sido alvos de críticas dos telespectadores. "O retorno que temos é exatamente o contrário: todos torcem pelo sucesso do romance dos dois. Mas os finais das histórias de Helena, Virgílio, Luiza e Laerte só serão revelados nos últimos capítulos", confirma.