Quase 20 anos depois de ter saído de Esperança, Laerte (Gabriel Braga Nunes) volta ao Brasil a pedido de sua mãe, Selma (Ana Beatriz Nogueira), que avisa que seu pai não está bem de saúde. Sua namorada, a maestrina Verônica, o acompanha na viagem e conversa com Selma sobre o passado de Laerte. E é aí que a sogra lhe dá uma notícia bombástica: Luiza (Bruna Marquezine) pode ser filha de Laerte com Helena (Julia Lemmertz).
No capítulo de "Em Família" que vai ao ar nesta terça-feira (11), Selma conta que Helena se casou com Virgílio (Humberto Martins) após eles terem ido para o Rio de Janeiro. Verônica garante que nunca soube dessa história e diz acreditar que Laerte também não sabe.
Ao perguntar se Helena teve filhos, ela ouve da sogra: "Ela tem uma filha com o Virgílio. A que ela engravidou do Laerte, ela perdeu. Foi o que disse na ocasião, mas muita gente maldosa diz que não, que essa filha que ela tem é a que ela disse que perdeu".
Mas Laerte e Luiza vão se aproximar não por essa desconfiança de Selma. Em Viena, Luiza vai assistir a uma apresentação do músico e o acha "gostosinho". Já Laerte fica desconcertado ao ver a jovem na plateia e começa a achar que ela é sua prima, Helena, de 20 anos atrás.
Já no Brasil, eles se encontram novamente e se aproximam, sem nem desconfiarem que têm um passado em comum. Mas não vai demorar muito para Luiza descobrir que Laerte foi o grande amor da vida de sua mãe. Ao vê-la mexendo em sua caixa de lembranças, Helena fica furiosa e acaba batendo em sua filha, que exige saber de toda a verdade.