O maior sonho de Juliana (Vanessa Gerbelli) na novela "Em Família" é ser mãe. Depois de muitos abortos espontâneos, a tia mais nova de Helena (Julia Lemmertz) acabou desistindo de gerar uma criança, mas no início da terceira fase já aparece bem apegada a Bia (Bruna Faria), a filhinha de Gorete (Carol Macedo), sua empregada doméstica. E a partir do capítulo de 19 de fevereiro ela terá a chance de adotar a menina, pois a mãe morre, vítima de um atropelamento. Porém, será chantageada por Jairo (Marcello Melo Jr.), o pai da criança.
Após a passagem de tempo que leva a trama para sua terceira fase, Juliana aparece já completamente apegada à pequena Bia, tanto que chega a atrapalhar seu casamento com Fernando (Leonardo Medeiros). Clara (Giovanna Antonelli), Chica (Natália do Vale) e o próprio marido se preocupam com a atenção que a patroa dedica à filha da funcionária, mas ela garante que vai adotar a garotinha.
Tudo começa quando Juliana e Fernando voltam de uma viagem e flagram Gorete num momento íntimo com Jairo em seu quarto, aproveitando a ausência do casal. O flagra resulta em uma briga e a jovem abandona o emprego, indo embora em seguida com a filha. Desesperada, a dona de casa pede que Helena vá com ela à pizzaria em que a ex-funcionária está trabalhando, a fim de pedir que ela volte para sua casa, porém, as duas presenciam o atropelamento da moça, que é levada em estado grave para o hospital.
Com isso, a crise no casamento de Juliana explode e ela põe Fernando para fora de casa. O advogado então pede abrigo a Clara e Cadu (Reynaldo Gianecchini), que prontamente o acolhem. Sua mulher, em contrapartida, vai ao hospital visitar Gorete, que está respirando com a ajuda de aparelhos. Emocionada, ela garante que está cuidando de Bia, mesmo tendo sido avisada por Jairo de que a jovem não quer que a filha fique com ela.
A tragédia se confirma quando os enfermeiros percebem que a paciente morreu. Juliana conversa com Guiomar (Jessika Alves), amiga da falecida, e promete que vai cuidar de Bia como se fosse sua filha. No cortejo fúnebre, ela segue ao lado de Jairo e aproveita para perguntar informaçõe sobre os pais de Gorete. Mais tarde, Fernando tem outra discussão com a mulher sobre a adoção da menina. O pai da criança, na primeira oportunidade que tem pede dinheiro a Juliana para deixar deixar que ela fique com Bia.
(Por Samyta Nunes)