O encantamento de Laerte (Gabriel Braga Nunes) por Luiza (Bruna Marquezine) vai gerar uma confusão nos próximos capítulos de "Em Família". O flautista segue a prima até uma festa no Vidigal e os dois são flagrados por André (Bruno Gissoni), que arma uma confusão. "Luiza, você dando em cima do ex-namorado da sua mãe. Que feio!", acusa o namorado da moça.
De acordo com a coluna "Telinha" do jornal carioca "Extra", tudo começa quando Luiza cede aos apelos de Alice (Érika Januza) e resolve ir com ela à festa, mesmo depois de ter dito a André que não iria. A estudante chega a ligar para avisar o namorado que mudou de ideia, mas Dulce (Lica Oliveira) informa que o filho está dormindo e para não acordá-lo, ela deixa um recado.
Laerte aparece oferecendo uma carona as duas amigas estão esperando um táxi, mas Matias (Jorge Sá) surge logo em seguida e as leva em seu carro. Não satisfeito, o músico decide seguir para a mesma festa e Luiza vai logo perguntando se ele está lhe seguindo. "Você é sempre tão convencida assim?", desdenha o filho de Selma (Ana Beatriz Barbosa), que inventa uma desculpa. "Tenho certeza que me seguiu", insiste a jovem.
Laerte diz mais uma vez que Luiza é idêntica a Helena (Julia Lemmertz) e acrescenta: "Não é só fisicamente, mas no temperamento também: sabe irritar!", responde Laerte. Ao ver a namorada do amigo na festa, Murilo (Sacha Bali) manda um torpedo para ele contando que ela está lá. Enquanto os primos continuam o papo, junto com Leto (Ronny Kriwat) e Paulinha (Manu Gavassi).
Luiza elogia a habilidade de Alice para dançar e revela que nesse quesito tem dois pés esquerdos. "Um fiasco!", declara. "Duvido. Deve iluminar a pista", garante Laerte, deixando-a sem graça e sem saber se gosta ou não do elogio. Paulinha e Leto os chamam para irem dançar e mesmo protestando o flautista acaba cedendo e se juntando aos mais jovens num leve balanço de corpo.
É nesse momento de descontração que André chega e fica furioso com o que vê. "Você disse que não vinha pra poder vir sozinha?", pergunta. Luiza começa a dar sua explicação, mas ele reage mal e Laerte intervém, o que torna o clima ainda mais pesado. "Olha quem fala! O sujeito que quase matou um amigo por ciúme", alfineta o universitário. Leto tem o impulso de defender o pai, mas Paulinha o contém. Indignada, a filha de Helena esbraveja: "Para com isso, André, por favor!".
A confusão está armada. Laerte tenta amenizar a situação e afirma que o rapaz não sabe do que está falando, mas André rebate com uma provocação: "Sei muito bem. A Luiza me contou. Aliás, hein, Luiza, você dando em cima do ex-namorado da sua mãe. Que feio!". Perdendo o controle, a moça parte para cima do namorado e por pouco não lhe dá uma bofetada rosto. Murilo, Alice e Sandra (Roberta Almeida) seguram a amiga, evitando que a briga se complique ainda mais.
Laerte então vai embora com o filho e a nora. Já Luiza continua a discussão com André: "Você foi ridículo! Expôs até minha família. Imaturo, infantil!". "Ah, e você foi muito adulta armando para que eu ficasse em casa enquanto vinha para cá com outro!", ele argumenta. A morena se justifica dizendo que mudou de ideia na última hora e telefonou para avisar que ia mas ele estava dormindo, por issodeixou um recado com Dulce. Mas o estudante debocha e afirma que não recebeu recado nenhum. "Agora eu sou mentirosa também?", ela pergunta. Chateado, André diz que não sabe, pois não a reconhece mais, e completa: "Fica à vontade aí para ser e fazer o que você quiser". A jovem fica arrasada.