Ao ver Luiza (Bruna Marquezine) com o vestido de noiva de Helena (Julia Lemmertz) Laerte (Gabriel Braga Nunes) tem um choque tão grande que fica confuso por alguns instantes, na novela "Em Família". No capítulo desta quarta-feira (11), o flautista deixa a universitária assustada com sua reação e com uma história sobre uma vidente. "(...) Depois que eu conheci você, sempre que eu penso nessa regressão, a Helena fica sendo você e você a Helena. Uma única pessoa, entende?", ele conta.
Quando se depara com Luiza com o vestido da mãe, Laerte revê flashes de Helena há 20 anos, e essa confusão mental o leva pensar que enlouqueceu. Preocupada, a moça faz menção de ir se trocar, mas o noivo pede que ela espere um momento. "Deixa eu te olhar direito (...) É a segunda visão que eu tenho da sua mãe. A primeira foi no teatro de Viena, quando vi você pela primeira vez depois de mais de 20 anos", comenta o músico.
"Não foi minha mãe que você viu no teatro. Nem agora. Você está me gozando ou embaralhou de vez eu e minha mãe, sem saber quem é uma e quem é outra?", pergunta Luiza, rindo. Sandra (Roberta Almeida), que já estava no apartamento da amiga, intervém: "Parem com isso. Apaguem tudo e comecem outra vez. A Helena é a Helena, a Luiza é a Luiza, filha da Helena".
As jovens riem, encarando a situação com leveza, mas Laerte esboça um sorriso amarelo, ainda confuso e nebuloso. Como quem está tendo um pesadelo, ele baixa a cabeça e fecha os olhos. A noiva tenta dizer algo, mas é cortada. "Espera. Me deixa um tempo assim, sozinho. Me desculpe", ele pede, permanecendo de olhos fechados. "Tudo bem. Estamos no quarto. Quando quiser, me chama", ela avisa. .
No quarto, Luiza comenta com a amiga que ficou assustada, enquanto tira o vestido da mãe. "Mas pensa bem, Lu. Para ele deve ser mesmo um impacto ver você como se fosse sua mãe. Já tem o dia a dia bem complicado entre vocês por causa dessa semelhança. Agora... Vestida de noiva. Com o vestido da sua mãe – ai é demais. Parece mesmo uma provocação", afirma a moça.
Mais tarde, o casal volta ao assunto quando já está no carro, a caminho do apartamento do flautista. "Está se sentindo melhor?", quer saber Luiza, preocupada. Ele finalmente se abre: "Estou bem, passou. Mas foi uma sensação muito forte de retorno. Muito parecida com uma outra vez, em Paris. Eu fui hipnotizado por uma mulher misteriosa, que era apresentada como vidente, sensitiva, feiticeira. Ela me hipnotizou e me levou a fazer uma regressão. E eu me vi subitamente saindo da igreja algemado... Todos gritando e querendo me linchar... E você no altar, me olhando, chorando, vestida de noiva".
A estudante corrige imediatamente: "Era minha mãe. Por que continua dizendo que era eu?". "Porque depois que eu conheci você, sempre que eu penso nessa regressão, a Helena fica sendo você e você a Helena. Uma única pessoa, entende?", explica Laerte. "Não entendo e acho que você vai acabar me deixando louca com essa história. Esquece isso", rebate a morena. Será que ele consegue esquecer?
(Por Samyta Nunes)