Oscar Schmidt participou do "Domingão do Faustão", da TV Globo, neste domingo (22). Entre os assuntos da entrevista que o ex-jogador de basquete concedeu a Fausto Silva, a doença enfrentada por ele e a boa impressão que vem tendo da Copa do Mundo no Brasil.
Questionado por Faustão sobre a reação na época da descoberta de um câncer no cérebro, em 2011, Oscar Schmidt afirmou ter sentido o forte golpe, mas disse que agora já se acostumou.
"Foi uma pancada forte, já operei o câncer e tenho certeza que vou ter que operar de novo. Mas vou operar quantas vezes forem necessárias, esse tumor pegou a pessoa errada", declarou, otimista.
Oscar, que é o nome mais importante da história do basquete brasileiro, contou como o esporte influenciou na maneira de lidar com o diagnóstico de uma doença tão grave.
"Eu sou o cara que mais treinou na vida. No esporte, quanto mais você treina, mais você acerta. Então, essa vontade de treinar no esporte, eu trouxe para minha vida", apontou, demonstrando confiança em todos os momentos.
No início do ano, o ex-atleta voltou ao hospital por conta de uma arritmia cardíaca, que sofreu quando estava em Orlando, nos Estados Unidos, durante viagem de férias.
"Agora eu tenho um dos maiores problemas que ninguém quer ter: o no coração", comentou, afirmando que, na ocasião, foi socorrido quando chegou aos 180 batimentos cardíacos por minuto.
Atualmente, Oscar Schmidt trabalha participando de eventos e ministrando palestras motivacionais. Como de costume, ele demonstrou tranquilidade ao falar de sua saúde.
"Faço quimeoterapia de tempos em tempos, e tenho certeza que vou continuar tendo que fazer, mas vou continuar... Não precisa desanimar, todo mundo vai morrer um dia", disse, sob os aplausos e o olhar admirado da plateia do programa.
A família de Oscar Schmidt gravou alguns depoimentos e falou sobre a força com que o ex-jogador encara a vida.
"Meu pai é o cara mais guerreiro do mundo", afirmou, emocionado, o cineasta Felipe Schmidt, um dos filhos de Oscar, que também é pai de Stephanie.
Apaixonado por esportes, Oscar não poderia deixar de dar sua opinião sobre a Copa do Mundo, que está acontecendo no Brasil.
"Eu já imaginava que seria uma Copa incrível. Nossos estádios são muito bons e o Brasil tá dando show na Copa do Mundo. Não imagino uma Copa melhor que essa, o Brasil adora e entende de futebol. Estive na abertura e achei lindo, maravilhoso", vibrou.