Um homem apaixonado por filmes e que vê a bilheteria do seu cinema começar a cair com a chegada da TV na fictícia cidade cearense Pitombas dos anos 1970. Essa é a história principal da nova série da Globo, "Cine Holliúdy", inspirada em longa do mesmo nome de Halder Gomes. À frente do elenco estão Edmilson Filho (o protagonista Francisgleydisson), Letícia Colin (Marylin), Matheus Nachtergaele (Olegário) e Heloísa Perissé (Socorro). Chico Diaz, Miguel Falabella - homenageado pela Unidos da Tijuca no carnaval deste ano -, Ney Latorraca e Tonico Pereira também integram a produção, assim como Ingrid Guimarães. "Cine Holliúdy" tem Marcio Wilson na redação final, Claudio Paiva na supervisão, o próprio Halder na direção e Patrícia Pedrosa na direção geral.
Quem traz a televisão para a pequena cidade é o prefeito Olegário, após atender um pedido da mulher, Socorro. O político tem muito mais medo dela do que deixar com dívidas a prefeitura. Com o faturamento em baixa por conta das novelas exibidas na TV em praça pública, Francis começa a criar várias artimanhas para voltar a atrair público. Entre elas, criar seus próprios filmes. Ao mesmo tempo, o dono do cinema se apaixona por Marylin, enteada do prefeito e que se muda, contra sua vontade, de São Paulo para o interior. Em pouco tempo, a jovem logo arruma um bom motivo para permanecer na cidade. A história marca a volta de Letícia para a TV após viver Leopoldina em "Novo Mundo", personagem que a fez atender o telefone com sotaque da princesa.
A nova série da Globo, em gravação desde novembro e coproduzia pela produtora Glaz, apresenta ainda acontecimentos sobrenaturais e um bode candidato em eleições, além de golpes de voadoras. Uma parte da cidade cenográfica foi erguida em Areias, interior de São Paulo. Em 48 dias, a produção gravou cenas em 20 locações, somando externas e internas, naquela cidade paulista. Todos os cenários internos foram cenografados para que se pudessem ajustar os layouts à época de cada ambiente. Ainda sem previsão de estreia, "Cine Holliúdy" consumiu, nesse período, 500 litros de tinta, aproximadamente duas toneladas de madeira e 50 litros de cola. A equipe ainda vai passar pela cidade cearense de Quixadá.
Além de "Cine Holliúdy", a Globo prepara "Assédio", com Paolla Oliveira e Vera Fischer, que interpretará Hebe Camargo. A produção é inspirada na história do ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por 48 estupros a 181 anos de prisão. Antonio Calloni será o protagonista e Adriana Esteves, uma de suas vítimas. Em recente entrevista, a atriz admitiu já ter sido vítima de assédio sexual.
(Por Guilherme Guidorizzi)