Mais uma vez o clima pesou na casa do "BBB 23". Depois de uma semana de novidades, com a estreia do Big Fone nesta edição, a formação do Paredão já começou com Domitila e Gabriel Santana indicados por Tina, que atendeu o temido telefone do reality show. Mas de acordo com a Dinâmica da Semana, Paula, dona do Poder Curinga arrematado em um leilão com estalecas, poderia escolher apenas um deles para continuar na berlinda. A decisão da sister foi manter o ator emparedado, fazendo Domitila, que torceu o pé essa semana, respirar aliviada.
Depois de vencer a Prova do Líder em uma reviravolta emocionante, Gustavo, que aproveitou o quarto exclusivo para viver noites quentes com Key Alves embaixo do edredom, indicou a angolana Tina, como já tinha avisado ao seu grupo. Antes disso, o Anjo Cristian imunizou justamente a namorada do Líder no confinamento.
E então mais uma surpresa para os participantes: ao contrário das especulações na casa, o contragolpe da semana veio aí, mas desta vez dando poder ao indicado pelo Big Fone que continua no Paredão. Assim, Gabriel escolheu Amanda para completar a berlinda. "Foi uma decisão do grupo", justificou.
Paredão formado, a prova Bate e Volta proporcionou a um dos indicados escapar da berlinda. Apenas Tina, indicada pelo Líder Gustavo, não pôde participar. Gabriel Santana, Cézar Black e Amanda foram para uma disputa de sorte e memória. Ganhava a prova quem fizesse mais pares em um jogo da memória da farmácia Pague Menos.
A primeira etapa da prova teve Amanda como vencedora. Entre Gabriel e Cézar, o ator se deu melhor e foi disputar a final com a médica. Black perdeu a chance de se livrar do Paredão. Na segunda etapa, Amanda e Gabriel ficaram empatados ponto a ponto, até que a médica saiu na frente e venceu, escapando do Paredão e ganhando R$ 10 mil em produtos.
E se do lado de fora da casa o clima era de apreensão para saber quem se livraria do Paredão, dentro da casa a tensão estava no ar! Depois de indicar a angolana direto para a berlinda, Gustavo foi falar com Tina, que o rejeitou. "Eu não quero o seu abraço agora e você tem que respeitar isso", esbravejou Tina. "Eu não pedi pra você sorrir pra mim", avisou o cowboy.
Depois, ao lado de Aline Wirley e MC Guimê, desabafou: "Falta de personalidade, um Líder frouxo, não consegue nem tomar uma decisão".