As noites de sexta-feira serão melodramáticas a partir de 8 de maio na TV Globo. Com estética original e dois triângulos amorosos, a série "Amorteamo ", de Cláudio Paiva, Guel Arraes e Newton Moreno, relaciona amor e morte numa Recife do início do século XX e traz no elenco nomes de peso como Marina Ruy Barbosa - que vive sua primeia vilã da ficção - Daniel de Oliveira e Letícia Sabatella. Fique por dentro de quem é quem através das imagens em nossa galeria.
A primeira história de amor de "Amorteamo" acaba com um assassinato e dá origem ao segundo triângulo amoroso, numa mesma cena. Quando o senhor de engenho Aragão (Jackson Antunes) flagra Arlinda (Letícia Sabatella), sua mulher, nos braços de Chico (Daniel de Oliveira) ele fica furioso e acaba com a vida do amante. Os dois, porém, tinham acabado de conceber um filho e Gabriel (Johnny Massaro), o fruto desse amor, será pivô de outra trágica história.
Criado por Aragão, o rapaz não entende a rejeição do pai, por desconhecer a verdade sobre sua origem, ainda que Chico, mesmo morto, tenha conseguido se fazer presente dia após dia na vida da família. Nascido sob o signo da morte, Gabriel cresce com uma fascinação pelo obscuro e por tudo relacionado à morte e se torna amigo do coveiro da cidade e é o único que consegue arrancar um sorriso da mãe, que se tornou uma morta viva depois de perder o amado.
Passam-se 18 anos e um novo triângulo amoroso é formado
Curiosamente, a passagem de tempo na história será marcada pelo crescimento dos cabelos dos personagens e por isso a equipe de caracterização criou 36 perucas, dentre elas a de Marina Ruy Barbosa, que está morena na série. "Em vez de os personagens envelhecerem com látex e rugas no rosto e terem fios brancos, os cabelos crescem.", explicou a caracterizadora Lu Moraes. No caso de Arlinda, o comprimento dos cabelos aumenta tanto que eles chegarão a arrastar no chão.
Apaixonado desde a infância por Lena (Arianne Botelho), a empregada de Aragão, Gabriel desperta o amor de Malvina (Marina Ruy Barbosa), e é obrigado a aceitar um noivado com ela. A misteriosa e sombria moça é filha de um agiota da cidade e o casamento arranjado resolveria os probelmas financeiros de sua família. A fim de garantir que o enteado se case com Malvina e afastá-lo de Lena, Aragão faz Gabriel pensar que é irmão da jovem que ama.
contudo, Arlinda não aguenta ver o sofrimento do filho e revela a verdade sobre seu pai. Ao se ver livre para viver seu verdadeiro amor com Lena, Gabriel desiste do casamento por interesse e abandona Malvina na igreja, o que leva a morte a cruzar seu caminho mais uma vez e provoca uma confusão na cidade.
Malvina se suicida e volta à vida, trazendo todos os mortos da cidade consigo
Com um histórico de desamor, Malvina não aguenta ser abandonada no altar e comete p suicídio se atirando da ponte da cidade. Gabriel se arrepende do que fez e, tomado pela culpa, abre o túmulo de sua noiva para levar o corpo dela para casa. Essa atitude, porém, provoca uma consequência funesta: a noiva-cadáver (com aparência desgrenhada e maquiagem borrada) volta à vida e traz com ela todos os mortos da cidade.
O que pode parecer motivo de alegria, num primeiro momento, não demora a se tornar um castigo. O povo logo descobre que não há como ficar impune quando se muda o curso natural da vida. Além dos triângulos amorosos, o bordel de Dora (Maria Luiza Mendonça) e o bar de Cândida (Guta Stresser) e Manuel (Aramis Trindade) também povoam o universo melodramático da série, em que sentimentos como amor, morte, culpa e vingança são levados aos extremos.
Na entrevista coletiva de lançamento da obra, Marina Ruy Barbosa - que usou um look decotado em preto e branco - comentou os desafios da nova personagem: "(...) A Malvina é diferente. Ela tem prazer pela dor, acha bonito sofrer e tem fascinação pela morte. Estou muito feliz de estar saindo da minha zona de conforto. (...) Ela volta como uma noiva cadáver e trabalhar isso está sendo uma descoberta todo dia".
Perfil dos personagens
Aragão (Jackson Antunes) - apesar de amar Arlinda (Letícia Sabatella), não consegue demonstrar os sentimentos que tem por ela. Após descobrir a traição da mulher, se torna um homem amargo e cruel.
Arlinda (Letícia Sabatella) - solitária e infeliz no casamento, ela tem mas medo pelo marido que afeto. Se envolve na sedução de Chico (Daniel de Oliveira) e após a morte do amante, perde o o brilho e alegria, passando a viver como uma morta em vida. Só se alegra e sorri para o filho, Gabriel (Johnny Massaro), que é fruto de seu amor com Chico.
Chico (Daniel de Oliveira) - homem galanteador, de humor afiado e prosa atraente, que se apaixona por Arlinda, mulher do poderoso dono de terras de Recife. Depois de morto, volta para se vingar de Aragão, seu assassino.
Gabriel (Johnny Massaro) - concebido momentos antes da morte do pai, ele carrega a maldição do amor de Arlinda e Chico. Aragão o cria como se fosse seu filho, mas nunca se deu bem com ele e o rapaz não entende de onde vem a rejeição. Corajoso, tem curiosidade pela morte e atração pela obscuridade do mundo. É apaixonado por Lena (Arianne Botelho), que é sua irmã de leite, mas está de casamento marcado com Malvina (Marina Ruy Barbosa).
Malvina (Marina Ruy Barbosa) - por ser filha de um rico comerciante, nunca lhe faltou nada materia, só amor. O pai, Isaac (Isio Guelman), vive repetindo que sua mãe morreu no parto e com isso faz com que ela senta-se culpada. Se apaixona ao ver Gabriel fazer uma declaração de amor para Lena e sua vida ganha sentido. Obsecada ela consegue ficar noiva dele, mas o casamento arranjado não acontece. Abandonada no altar, a jovem se joga de uma ponte e depois retorna como morta viva.
Lena (Arianne Botelho) - filha de Zefa (Ghueza Sena) e empregada de Aragão, a morena é uma moça solar e alegre, que vive um amor proibido com Gabriel por ser sua irmã de leite.
Isaac (Isio Guelman) - viúvo e pai de Malvina, o comerciante é um homem sisudo e desconfiado que se mudou para Recife fugindo de sua própria história.
Esmeralda (Fabiana Gugli) - mãe de Lena, que a tem como morta.
Zefa (Ghueza Sena) - filha de trabalhadores da fazenda de Aragão, seu maior medo é que Lena se envolva com Gabriel, o filho do patrão.
Tião (Adélio Lima) - fiel escudeiro de Aragão, o capataz pe apaixonado por Zefa.
Zé (Tonico Pereira) - de aparência soturna, o coveiro é temido pelo povo da cidade e tem fama de se comunicar com os mortos. Gabriel o adora desde pequeno e é seu único amigo.
Julio (Cesar Cardadeiro) - é parceiro de Gabriel nas farras, mas tem uma queda por Lena.
Dora (Maria Luiza Mendonça) - a dona do maior bordel da cidade é articulada e uma boa companheira e confidente de Aragão.
Maria (Livia Falcão) - amiga de Dora e funcionária do bordel desde que ele foi aberto.
Manoel (Aramis Trindade) - dono do bar que fica próximo ao bordel e à igreja, ele tem uma visão privilegiada dos acontecimentos da cidade.
Cândida (Guta Stresser) - casada com Manoel, ela é a maior fofoqueira da cidade.
Jeremias (Bruno Garcia) - primeiro marido de Cândida, ele volta à vida junto com todos os mortos da cidade, deixando-a dividida.
Padre Lauro (Gillray Coutinho): é a única testemunha do acontecido na noite do assassinato de Chico. Corrupto,ele vende seu silêncio a Aragão, mas sente a culpa pesar em seus ombros, com o passar do tempo. Quando morre, seu espírito fica preso na igreja.
Padre Joaquim (Gustavo Falcão): jovem e cheio de ideias modernas, o substituto de Padre Lauro é contra a rígida moral da época. Não liga para histórias de assombrações ligadas à igreja da cidade.
Advogado (Paulo Hamilton) - advogado que vai tentar tirar Aragão da prisão.
Médico (Felipe Koury) - médico que faz o parto de Gabriel.