Nos próximos capítulos de "Amor à Vida", Inaiá (Raquel Vilar) vai descobrir que é portadora do vírus da AIDS e será orientada pelo infectologista a procurar seus parceiros sexuais para contar sobre a doença. Depois de tomar coragem, a enfermeira finalmente aparecerá na casa de Laerte (Pierre Baitelli), depois de alguns dias sem vê-lo, para dar a notícia, como informou a coluna de Patricia Kogut no jornal "O Globo" desta quinta-feira (12).
Nervosa, Inaiá diz que precisa conversar com ele, mas não sabe o que dizer: "Eu já sei, nem precisa falar mais nada. Você está com outro. É essa a explicação. Ah, como eu fui burro, achei que a gente tinha uma relação mais sólida. Bem que me disseram, quando a gente começou, que você tinha saído com muita gente, mas para mim estava tudo bem, você era só mais uma peguete. Só que, de repente, a nossa relação mudou, eu achei que tinha sentimento", disparou o médico.
Com dificuldade, ela o interromperá, contará toda a verdade e dirá que ele precisa fazer um exame de HIV: "Me explicaram que, seja você portador ou não, a gente pode se preservar com o uso da camisinha. Eu posso até vir a ter filhos, desde que eu tenha acompanhamento médico".
Surpreso e irritado, ele a expulsa de casa aos gritos: "Para! Para! Você sabe como eu sou. Nunca suportei nada fora do lugar, nem mesmo uma xícara suja. Sai da minha casa. Sai! Eu vou fazer o teste. Mas eu nunca mais quero me aproximar de você. Sai. Deixa a chave na mesa. Não me toca. Sai!".
Também em casa, Renan (Álamo Facó) ouvirá os gritos e perguntará o motivo de Laerte ter falado desse jeito com Inaiá. "Eu nunca mais quero ver a Inaiá na minha frente! Eu vou fazer o teste. Vou rezar pra não ter AIDS", diz o médico.
Arrasada, Inaiá saíra da casa de Laerte e Renan vai atrás dela: "Está com nojo de mim também, porque eu sou portadora de HIV?", pergunta ela. Ele nega e diz que também não gostou da reação do médico.
Renan então finalmente toma coragem e se abre para Inaiá: "Eu sempre gostei de você. Mas você era namorada do meu amigo, do cara com quem eu divido apartamento. Agora não é mais. Eu quero te fazer um convite. Para sair comigo. Aceita?", pergunta ele, arrancando um sorriso da enfermeira.