Merlô (Juliano Cazarré) será o mais novo solteiro do Morro da Macaca em "A Regra do Jogo". Tudo começa quando Janete (Suzana Pires) flagra o ex-funkeiro beijando a periguete Mel (Fernanda Souza), que entrou no jogo de sedução após fazer acordo com Adisabeba (Susana Vieira) para separar o entregador de pizza da manicure. Enquando Janete se separa do rapaz e volta a morar na cobertura de Feliciano (Marcos Caruzo), Merlô surta com toda a confusão, assim como aconteceu da primeira vez que saiu de casa, e decide se mudar para o meio do mato e se alimentar de formigas.
"Tu, Janete, só quer ficar comigo pra provar que pode me fazer virar homem sério. Tu, Mel, quer me usar pra ficar famosa. E tus não se conformam porque larguei de mão. Agora, comigo mermo, ninguém tá nem aí. Não quero mais saber de mulher, de homem. Essa coisa de amor, de pegar geral, é só dor de cabeça. Deu pra mim. Nunca mais", desabafou. .
Sensibilizado com o desespero de Adisabeba, Feliciano decide ir atrás do filho, o qual recusou sua parte da herança, e usar uma tática diferente: o viúvo alega estar cansado da loucura que é sua casa e pede para se juntar a Merlô no isolamento. Mas o rapaz não consegue ter sossego nem no meio do nada. Ninfa (Letícia Lima) e Alisson (Roberta Rodrigues) tentam ficar com ele por lá e serão expulsas. Adisabeba também leva as comidas preferidas do filho, mas ele recusa.
"Vou viver aqui no mato sozinho. Tem um riacho ali. Quando ficar com fome cato umas frutas, umas formigas", diz o ex-funkeiro, deixando sua mãe enraivecida. "Formiga? Não! Te proíbo de comer formiga! Vamos fazer assim, mamãe vem aqui todo dia, te traz uma quentinha. Posso pedir pra puxar um gato de luz, a gente instala um frigobar, um ar-condicionado, ergue um barraco, que tal?", sugere a poderosa da Macaca, que reconheceu a presença de Romero (Alexandre Nero) no casamento de Tóia (Vanessa Giácomo) e Juliano (Cauã Reymond).
A fim de tirar Merlô daquela situação, Feliciano dirá que o filho não nasceu para ser eremita e que é um artista. Mas o rapaz declara sua posição final. "Na boa, Deus me livre de voltar a ser funkeiro. Aquilo era tipo um inferno. Isso aqui, não, é outro nível. E essa paz? Esse ar puro. Silêncio. Ninguém fala na minha orelha. Ninguém me manda fazer nada. Tudo que uma pessoa precisa pra ser feliz, tem aqui."
As cenas estão previstas para irem ao ar no dia 25 de fevereiro.
(Por Ana Melo)