Biografia
- Nascimento : 5 de novembro de 1967
- Idade : 57 anos
- Signo : Escorpião
- País : Brasil
Marcelo Maldonado Gomes Peixoto é o nome de batismo de Marcelo D2, um rapper brasileiro, compositor, músico e ex-vocalista da banda "Planet Hemp", que na formação ainda contava com Bnegão. O apelido veio quando o filho, Stephan, tinha dois anos porque Marcelo andava com o número 2 no peito. Como o apelido antigo era Marcelo Genciana, o músico achou que não seria um bom nome artístico.
Marcelo é filho de Dark Gomes Peixoto e Paulete Peixoto, ele, chefe do departamento pessoal de uma fábrica, ela, costureira. Nasceu em 5 de novembro de 1967, em um hospital no bairro de São Cristóvão. Viveu em Madureira, Maria da Graça e Andaraí. Quando os pais se separaram, Marcelo chegou a morar o pai em um quitinete no Catete. Serviu o exército e arrumou um emprego em uma loja de móveis.
A fama nacional surgiu em 1995 no disco de estreia do "Planet Hemp", intitulado "Usuário". A qualidade das músicas ainda esbarrava em alguns problemas em relação à apologia das drogas.
O segundo trabalho da banda, "Os cães ladram mas a caravana não para", de 1997, já continha uma abordagem mais social e política, além de misturas de ritmos e influências musicais. O último trabalho com o grupo foi "Eu tiro onda", lançado em 1998. O primeiro álbum solo de D2 viria em 2003, no celebrado "A procura da batida perfeita", uma verdadeira mistura de samba e hip-hop.
Entre os dois trabalhos de Marcelo D2, o grupo "Planet Hemp"ainda lançou, em 2000, "A invasão do sagaz homem fumaça" e um "MTV ao vivo: Planet Hemp", em 2001. Em 2004, Marcelo D2 lança ainda um CD e DVD acústico pela MTV e o terceiro disco, "Meu samba é assim", de 2006, confirma as influências do gênero musical nas suas composições. Desde então a carreira de Marcelo D2 se consolidou na história da música brasileira.
Marcelo D2 casou pela primeira vez, bem novo, com Sônia, que tinha 16 anos, três a menos do que ele. O primogênito, Stephan, nasceu 5 anos depois. Foi morar com ela e o filho no Paraná, onde a família de Sônia tinha uma loja de cosméticos, em Maringá. O "Planet Hemp" surgiu logo depois que retornou ao Rio. Além de Stpehan, D2 é pai de Lourdes, Luca e Maria Joana, os dois últimos filhos do seu relacionamento com Camila Aguiar. A perda do amigo Skunk, primeiro e original vocalista do "Planet Hemp", em 1994, vítima da Aids, fez com que Marcelo criasse o Selo Positivo para auxiliar no tratamento de crianças portadoras do HIV.