Biografia
- Nascimento : 20 de maio de 1957
- Idade : 67 anos
- Signo : Touro
- País : Brasil
Maria Lucélia dos Santos iniciou sua carreira artística no teatro aos 14 anos em uma peça infantil. Após tomar gosto pela atuação, começou um curso de teatro e participou de uma montagem no Rio de Janeiro, onde conheceu Gilberto Braga e recebeu o convite para atuar na novela "Escrava Isaura", em 1976.
O sucesso de "Escrava Isaura" foi tão grandioso que Lucélia Santos se tornou internacionalmente conhecida. Mais tarde, em 1985, ganhou o prêmio "Águia de Ouro", oferecido pela primeira vez a uma artista estrangeira pela população chinesa através do voto direto. "Escrava Isaura" é o produto mais dublado e exibido no gênero telenovela do mundo segundo uma pesquisa do programa americano "Good Morning America".
Em 1980, a atriz deixou para trás a imagem de "namoradinha do Brasil" e posou nua para a revista masculina "Playboy". No mesmo ano, se desvinculou de vez do título ao aceitar o convite de Nelson Rodrigues para protagonizar o ousado filme "Bonitinha, mas Ordinária".
Lucélia Santos participou depois de diversos filmes, quase todos baseados em obras do dramaturgo Nelson Rodrigues, como "Engraçadinha" e "Álbum de Família", que a transformaram em uma musa "Rodriguiana". Posteriormente, em 1981, Lucélia voltou a ser capa da "Playboy" para promover o filme "Luz del Fuego".
Além desses trabalhos, Lucélia também fez diversas outras novelas de grande sucesso como "Locomotivas", "Feijão Maravilha", "Água Viva", "Guerra dos Sexos" e "Vereda Tropical", além do seriado "Ciranda Cirandinha" e da minissérie "Meu Destino é Pecar", outra obra de Nelson Rodrigues.
Fora da TV desde 2011, quando atuou na série "Aline", a artista foi convidada para integrar o time de participantes do quadro "Dança dos Famosos", exibido em 2014 no programa "Domingão do Faustão".
Lucélia Santos foi casada com o maestro John Neschling, com quem tem um filho, Pedro Neschling, que também é ator.