Biografia
- Nascimento : 6 de novembro de 1969, Rosário do Sul - RS
- Idade : 55 anos
- Signo : Escorpião
- País : Brasil
Leona Cavalli é uma atriz, diretora e produtora brasileira premiada no teatro, no cinema e na televisão. Filha de um político, advogado e poeta, Alsom Pereira da Silva, e da professora Sirley Nobre Canedo, ela tem três irmãos, Alleysom, Brenda e Anelise.
Recebeu o nome de Alleyona Canedo da Silva ao nascer, embora sua mãe quisesse que fosse Leona, mas o pai resolveu fazer uma adaptação. Anos depois, ao seguir a carreira artística, a atriz decidiu adotar o Leona por ser mais simples. Já o sobrenome Cavalli pegou emprestado de seus padrinhos, Luíz e Helena.
Mostrava desenvoltura desde criança quando seu pai era prefeito da cidade - por duas vezes. Costumava subir em palanques e freqüentava comícios, e desde cedo aprendeu a lidar com o fato de ser filha de uma pessoa com vida pública.
Ao completar 15 anos, foi para o Rio de Janeiro e assistiu sua primeira "grande peça", com ela mesma define: "A Divina Sarah", com Tônia Carrero, e, em seguida, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, assistiu "As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant", com Fernanda Montenegro e Renata Sorrah, e "Brincando em cima Daquilo", com Marília Pera.
Já sonhando ser atriz, Leona não teve o apoio do pai para ir morar em Porto Alegre, onde pretendia se dedicar a cursos de interpretação. Aos 16 anos, viajou para Londres, onde assistiu ao espetáculo "Motim". Decidida, ligou para o pai e disse que ficaria morando na cidade britânica, pois queria investir na carreira. Voltou a ligar para o pai e avisou que só voltaria ao Brasil se ele a autorizasse a morar em Porto Alegre para estudar teatro.
Com o consentimento da família, realizou o desejo e fez um curso com o ator José Barbosa Costa, da Compahia de Teatro Paulo Autran. Como finalização do curso, estrelou o espetáculo "A Valsa número 6", de Nelson Rodrigues, que marcou sua estreia no teatro adulto, com 16 anos.
Ingressou na UFRGS, no curso de Artes Cênicas, e na PUC, no curso de direito. No meio do curso, em 1990, largou tudo e se mudou para São Paulo, pois já queria atuar nos palcos e não aguentou esperar até finalizar os cursos. Na cidade, entrou para o curso de teatro da PUC e emendou em outros cursos. Da mesma forma, participou de vários espetáculos teatrais desde então.
Carreira na televisão
A atriz também se destaca na televisão. Fez participações nas novelas "As Filhas da Mãe", "Da Cor do Pecado", "Começar de Novo", "Bang Bang" e "Belíssima", ambas da TV Globo. Estrelou ainda a minissérie "Amazônia", de Gloria Perez, e a novela "Duas Caras".
Atuou em um episódio do seriado "Casos e Acasos" e no mesmo ano, em 2008, atuou na novela "Negócio da China", protagonizada por Grazi Massafera.
Em 2010, participou da minissérie "Dalva e Herivelto". No mesmo ano, atuou em um dos episódios da série "As Cariocas" e "A Vida Alheia". No ano seguinte, atuou na novela "Araguaia" e emendou em "A Vida da Gente".
Em 2012, protagonizou o episódio "A Justiceira de Olinda", da série "As Brasileiras", e deu vida a sua primeira vilã na TV no papel de Zarolha, no remake de "Gabriela", mesmo núcleo de Ivete Sangalo e Giovanna Lancellotti. Na época, devido ao grande sucesso da personagem, posou nua na revista "Playboy", aos 42 anos.
Integrou o elenco da novela "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, em 2013, no papel da médica Glauce, mulher que compromete sua carreira para ajudar Bruno (Malvino Salvador), seu grande amor.
Em 2015, estreia na novela das sete "Totalmente Demais" como Gilda, mãe da protagonista Eliza, vivida por Marina Ruy Barbosa.