Biografia
- Nascimento : 2 de maio de 1950, Porto Ferreira, São Paulo
- Idade : 74 anos
- Signo : Touro
Fausto Corrêa da Silva, mais conhecido como Faustão, é um apresentador, jornalista, radialista e cineasta nascido no dia 2 de maio de 1950, na cidade de Porto Ferreira, no estado de São Paulo.
Faustão é submetido a um transplante de coração em 27 de agosto de 2023 por conta de uma insuficência cardíaca. O apresentador foi internado no dia 5 daquele mês e três dias depois descobriu que precisava de um transplante, sendo inserido na fila do SUS.
A internação só se tornou pública dia 17 e a necessidade do transplante, no dia 20. Em 10 de setembro, dois dias após ir para o quarto, Faustão tem alta hospitalar.
No começo de 2018, o artista já havia sido internado por conta de problemas no coração e colocado stents, durante período de férias da TV.
O apresentador ganhou grande prestígio depois de criar e apresentar, na década de 1980, o programa "Perdidos na Noite", na TV Gazeta. Este projeto o seguiu para mais duas emissoras, Record e Band, e o fez estrear na TV Globo em 1989.
Iniciou sua carreira aos 15 anos como repórter da rádio Centenário de Araras, no interior de São Paulo. Logo depois, mudou-se para Campinas e trabalhou na Rádio Cultura durante cinco anos, comandando a atração musical "New Pop International".
Passou ainda pela Rádio Record, na capital paulista, e Jovem Pan (Rádio Panamericana na época) como repórter esportivo de campo. Ao se dedicar ao jornalismo, foi contratado pelo jornal "O Estado de S. Paulo" como repórter esportivo.
Na rádio Globo, trabalhou no programa de grande sucesso "Balancê", que tinha o jeito escrachado do apresentador e mais dois humoristas para comandar a atração. Esse programa abriu portas para que finalmente o "Perdidos na Noite" estreasse na TV Gazeta em 1984.
No mesmo ano, migrou para a RecordTV, levando o "Perdidos..." para o novo canal. Em 1986, trocou a emissora pela Band e, mais uma vez, levou a atração para a nova casa.
Em 1987, ele estreou o "Safenados e Safadinhos", que conduziu em paralelo com o "Perdidos". Em meados do ano seguinte assinou contrato com a Globo, porém cumpriu seu contrato com a Band até o fim de 1988.
Foi no domingo de Páscoa de 1989, em março, que Faustão estreou na Globo o "Domingão do Faustão". A atração em pouco tempo alcançou seu objetivo: superar a audiência do "Programa Silvio Santos" (SBT). Porém, a partir de meados dos anos 1990 até 2002 encarou forte concorrência do "Domingo Legal".
Na Globo, conduziu também o "Réveillon do Faustão", entre 1991 e 1996. Faustão deixou a Globo em junho de 2021, uma semana após faltar ao programa ao vivo pela primeira (e única vez). Àquela altura, o apresentador já havia indicado que deixaria o canal ao fim do contrato e que retornaria à Band.
A falta de Faustão se deu por conta de uma internação em decorrência de infecção urinária. Faustão reestreou na Band no primeiro minuto de 1º de janeiro de 2022, mas o "Faustão na Band" só entrou no ar de fato no dia 17 daquele mês.
Em maio de 2023, o apresentador anuncia sua segunda saída da emissora paulista. O "Faustão na Band" chegaria ao fim só em 18 de agosto. Nesse tempo, reprises e edições comandadas pelo filho dele João Guilherme e Anne Lottermann ocupam o lugar do titular.
Fora das telinhas, o apresentador estrelou um filme - "Inspetor Faustão e o Malandro", com Sérgio Mallandro, lançou revistas em quadrinhos e uma outra para o público adulto. Com o seu programa na Globo foi visto ainda em novelas, sempre vivendo ele mesmo, entre elas "Cheias de Charme".
Entre os principais prêmios já ganhos pelo apresentador estão o "Troféu Imprensa" (1984 - Revelação -, 2004, 2008 - como Apresentador -, 2006, pelo "Domingão", e 1985 e 1986, pelo "Perdidos na Noite").
Fausto foi casado com a ex-modelo e artista plástica Magda Collares por 10 anos, e teve uma filha com ela, batizada de Lara. Atualmente é casado com Luciana Cardoso, ex-modelo e jornalista 27 anos mais nova do que ele, com quem tem dois filhos: João Guilherme, que veio ao mundo em janeiro de 2004, e Rodrigo, nascido em 2008.
Filho da professora Cordélia e do economista Maury Correa Silva, Fausto é irmão da diretora de TV e autora de novela Leonor Correa. Ele também tem outras quatro irmãs que seguiram carreira como educadoras.
Em 2009, Faustão se submeteu a uma cirurgia bariátrica. Depois, voltou a perder peso (24 quilos) por conta de tratamento contra um edema linfático.