Biografia
Evaristo de Oliveira Costa Merigo, conhecido apenas como Evaristo Costa, é um jornalista brasileiro nascido em São José dos Campos, São Paulo, em 30 de setembro de 1976. Já dava os primeiros sinais de que seguiria a carreira na infância, pois adorava brincar de ser jornalista. Costumava fazer da mesa da sala de aula uma bancada quando tinha que apresentar algum trabalho na escola.
Cursou faculdade de comunicação com habilitação em jornalismo na Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, porém começou a trabalhar aos 13 anos como operador de áudio na Rádio Bandeirantes de sua cidade. O primeiro estágio foi na Univap (Universidade do Vale do Paraíba), onde seus pais, José Evaristo Merigo e Ione de Oliveira Costa Merigo, trabalhavam. Lá, Evaristo produzia um programa que era exibido aos sábados pela Rede Vida e assim teve contato com os melhores equipamentos de TV na época.
Aos 19 anos recebeu um convite para trabalhar na afiliada da Globo Vale do Paraíba, a TV Vale do Paraíba - atualmente chamada TV Vanguarda. Na época, fazia reportagens de rua e apresentava a primeira edição local do SPTV.
Em seguida, foi convidado para participar de um novo projeto da Globo: o programa "Mais Você". A escolha foi feita pela própria apresentadora Ana Maria Braga, que buscava um jornalista jovem e com ar descontraído para produzir reportagens leves para seu programa.
Evaristo Costa deixou o Vale do Paraíba pela primeira vez em 1999 e foi para São Paulo, onde participou do desenvolvimento e da implantação do programa. Pelo "Mais Você", teve a oportunidade de fazer matérias mais longas e aprofundadas, além de viajar por todo o Brasil e até para o exterior.
Durante as férias do programa, ele acabou ficando definitivamente na equipe de jornalismo da Globo de São Paulo e ficou responsável por fazer uma série de reportagens para o "SPTV 1ª edição". Pouco tempo depois, ganhou um quadro diário sobre o mercado de trabalho, com dicas de emprego e oportunidades de estágio.
Durante umas férias em Pernambuco, foi convocado para apresentar a previsão do tempo nos telejornais durante um plantão de Ano Novo. Acabou assumindo a função em quase todos os telejornais da emissora. Entrava bem cedo para o "Globo Rural" e seguia a maratona com informações da meteorologia no "Bom Dia São Paulo", "Bom Dia Brasil", "SPTV", "Jornal Hoje" e no "Jornal Nacional". Nessa época, o jornalista ainda produzia reportagens sobre o clima e ocasionalmente apresentava o "Globo Rural", até que assumiu o posto de interino do programa por um período. Foi primeiro telejornal de rede que apresentou.
Evaristo foi acumulando várias experiências, entre elas o comando do "Jornal Hoje" nos plantões de sábado, assumindo posto titular do telejornal da hora do almoço em fevereiro de 2004, no lugar de Carlos Nascimento, que foi para outra emissora. Com a sua parceira de bancada, Sandra Annenberg, o jornalista ajudou a desenvolver o novo perfil de um dos principais telejornais da emissora, voltado principalmente para a dona de casa, a terceira idade e os jovens.
O programa passa ainda a valorizar a participação dos internautas através de sua página da Internet e das redes sociais e, assim, o telespectador tem a oportunidade de participar do telejornal enviando vídeos, fotos, sugestões e comentários para o site do "Jornal Hoje".
Evaristo Costa já apresentou o telejornal fora da bancada em diversas ocasiões, como na visita do Papa Bento XVI ao Brasil em maio de 2007, quando ancorou o programa da Basílica de Aparecida do Norte, enquanto Sandra Annenberg entrava do Campo de Marte, em São Paulo.
Para produzir o quadro "Jovens do Brasil", criado em 2012, Evaristo viajou por vários estados do país. "Foi um quadro que eu tive a ideia de ir atrás dos adolescentes para ouvir o que eles achavam de assuntos como droga, sexo, educação, sotaque, diversão. E aí montei as reportagens. Falamos sobre drogas, o que cada um achava, de cada estado, qual era a relação deles com a droga, com pessoas drogadas, com jovens que saíram das drogas, com jovens que são totalmente contra. E assim com todos os outros temas. Foi muito rico", declarou ao site oficial da TV Globo, "Memória Globo".
Em 10 ferereiro de 2014 ele completou dez anos como apresentador do "Jornal Hoje" e desde 2013 integra a escala do "Jornal Nacional", durante as folgas de William Bonner. Evaristo é também o editor executivo do "Globo Notícia", que produz com Sandra Annenberg.
O jornalista é casado com Amália Stringhini, com quem tem duas filhas, Francesca, nascida em novembro de 2011, e a caçula, Antonella, que nasceu em abril de 2013.