Biografia
Fundada em 1985, em Milão, na Itália, pela dupla de estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana – que emprestaram seus sobrenomes para a marca – a Dolce & Gabbana cria, produz e distribui roupas, artigos de couro, calçados, acessórios, jóias e relógios de luxo. Sua primeira loja foi aberta, no mesmo ano, em Houston, nos Estados Unidos e, atualmente, a marca conta com mais de 300 lojas espalhadas pelo mundo.
Além do Prêt-à-Porter, com coleções masculinas, femininas e infantis, a grife atua no segmento Alta Artigianalità (Alto Artesanato), com as coleções Alta Moda, Alta Sartoria e Alta Gioielleria.
Na contramão de grandes grifes, como Dior e Louis Vuitton (LVMH) e Gucci e Balenciaga (Kering), a Dolce e Gabbana não integra nenhum conglomerado de luxo: ela é inteiramente controlada pelo grupo, assegurando a identidade estabelecida por seus criadores. A exceção, porém, vai para as linhas de Eyewear e Beauty (fragrâncias, maquiagem e cuidados com a pele), confiadas a parceiros licenciados.
Em fevereiro de 2017, as atrizes brasileiras Grazi Massafera e Marina Ruy Barbosa desfilaram pela Dolce & Gabbana na Semana de Moda de Milão. No mesmo ano, a grife italiana desenvolveu com exclusividade o vestido tomara que caia usado por Marina Ruy Barbosa em seu casamento com o piloto Xandinho Negrão.