Biografia
- Nascimento : 28 de outubro de 1957, Rio de Janeiro, RJ
- Idade : 67 anos
- Signo : Escorpião
- País : Brasil
José Carlos Monteiro de Barros, mais conhecido como Diogo Vilela, é um ator, comediante e dublador brasileiro que participou do elenco de obras de grande sucesso, como a novela "Guerra dos Sexos", em 1983, interpretando Kiko. Também esteve presente no programa de humor "TV Pirata", da Rede Globo, entre 1988 e 1990, e interpretou o padeiro Eurico no filme "O Auto da Compadecida".
Diogo estreou na televisão em 1969, aos 12 anos, na novela "A Ponte dos Suspiros", do autor Dias Gomes, transmitida pela Globo. Mesmo sem tradição familiar no mundo das artes, saiu de casa aos 17 anos para se dedicar a atuação e a partir daí emendou vários trabalhos no teatro, TV e cinema.
Se destacou por sua interpretação na peça "Metralha", de Nelson Gonçalves, em 1996. E em 1998, conquistou seis prêmios com o espetáculo "O Diário de Um Louco", entre os quais o Prêmio Sharp, Prêmio Shell e o Prêmio Mambembe de melhor ator.
Diogo atuou no seriado de humor "Toma Lá, Dá Cá", de Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella, exibido entre 7 de agosto de 2007 a 22 de dezembro de 2009. Na história, fazia par com Adriana Esteves e padrasto de Fernanda Souza.
Em 2017 Diogo atuou no seriado do canal Fox chamado "Prata na Casa".