Biografia
- Nascimento : 29 de abril de 1957, Londres
- Idade : 67 anos
- Signo : Touro
- País : Grande-Bretanha
Um dos papéis mais importantes da carreira de Daniel Day-Lewis foi no longa-metragem "Sangue Negro", lançado em 2007. Com este papel, recebeu um dos mais importantes prêmios do cinema mundial, entre eles: SAG Awards, BAFTA, Globo de Ouro e Oscar.
Day-Lewis deixou as salas de aulas aos 13 anos. Logo conseguiu papel no drama "Domingo Sabgrento", em 1979. Dois anos depois, gravou filmes para TV "Frost in May" e "Artemis 81". Seu primeiro filme relevante viria no ano seguinte, com o drama "Gandhi". Seguiram-se papéis pequenos em filmes de pouca relevância, como "How Many Miles to Babylon?" e "Rebelião em Alto Mar". Sua grande chance viria com "Minha Adorável Lavanderia", que estreou em Nova York simultaneamente com outro filme seu, "Uma Janela para o Amor".
Em 1989, o ator conseguiu o primeiro Oscar com o longa "Meu Pé Esquerdo", na categoria de Melhor Ator. Após as gravações, iniciou uma preparação física para o filme "O Último dos Moicanos", lançado em 1992.
Dentre os filme da carreira do ator estão: "A Insustentável Leveza do Ser" (1988), "Stars and Bars" (1988), "Em Nome do Pai" (1993), "A Época da Inocência" (1993), "As Bruxas de Salem" (1996), entre outros.
"O Lutador" (1997) foi o último longa de Daniel antes do ator se mudar para Itália e trabalhar durante cinco como sapateiro para tentar fugir do estresse da carreira. Para aceitar o papel no filme "Gangues de Nova York" Lewis foi enganado por Scorsese, Leonardo DiCaprio e Harvey Weinstein. Os três admitiram publicamente que atraíram Day-Lewis para Nova York sob falsos motivos apenas para convencê-lo de que deveria participar do longa.
Em 2007, foi protagonista de "Sangue Negro" e, dois anos depois, "Nine". Em 2012, fez novamente no papel principal no longa "Lincoln", e com ele recebeu o Oscar de Melhor Ator.
Daniel teve um relacionamento com a atriz francesa Isabelle Adjani que durou cinco anos. Com ela teve seu primeiro filho, Gabriel Kane que nasceu em 1995. Desde 1996, Day-Lewis é casado com Rebecca Miller, filha do dramaturgo Arthur Miller. Deste relacionamento teve mais dois filhos: Ronan Day-Lewis, nascido em 1998, e Cashel Blake Day-Lewis, em 2002.