Shakira é um dos maiores nomes da música global e está acostumada a se apresentar em estádios gigantescos por todo o mundo. Mas, você sabia que há quase 30 anos e bem antes de encontrar Clara Chía e Piqué, a diva cotada para um show gigante em Copacabana simplesmente performou em Taubaté, no interior de São Paulo? Pois é!
Na ocasião, a artista que também já fez a 'dança da bundinha' no SBT estava no início de sua carreira internacional, disposta a conquistar o coração dos brasileiros...
O show inusitado aconteceu em 1997, quando a colombiana, traída pelo jogador Piqué, divulgava a turnê de seu álbum, 'Pies Descalzos'. Na época, os fãs mais apaixonados pagaram cerca de R$ 30 para assistí-la na Associação de Taubaté. Evento raríssimo que não volta mais! Além disso, Shakira também foi à Campos do Jordão, no extinto 'Kart Indoor' no dia 28 de março do mesmo ano. Desde então, sua popularidade entre os brasileiros ficou cada vez maior. E não é para menos!
"Aos 23 anos, Shakira já tinha tomado o grande mercado da música popular hispano-americana. Era uma estrela teen celebrada do México ao Uruguai. Percebeu então que lhe faltava anexar um único país: o Brasil. Aprendeu o português até se tornar fluente e, em 1996, lançou-se aqui com sucesso, em uma operação artística inédita", avaliou a revista Época, em abril de 2011. O plano 'deu bom' demais!
O evento, por acontecer em uma época sem celulares smartphones ou câmeras digitais, acabou virando 'lenda urbana' (ou rural, dependendo do ponto de vista...) e atualmente, algumas pessoas se questionam, se de fato, aconteceu o espetáculo! Contudo, quem esteve lá, garante que foi incrível.
"Eu conhecia uma música apenas. Agora, que ela é mundialmente famosa, conto para as pessoas no meu trabalho e não acreditam, pelo fato de ter sido no interior. Dizem que foi um show imaginário", contou Heloísa Ribeiro, de 31 anos, ao G1. "Na época, comprávamos um filme para tirar fotos todo ano. Era caro para revelá-las e não tinha a facilidade de hoje", completou.
João Batista Marcelo Júnior, de 33 anos, também viu Shakira no Vale da Paraíba. "Foi o primeiro show que eu fui na minha vida. Ela foi muito simpática o tempo todo, até em uma hora que o microfone dela ficou sem som, ela continuou cantando e brincando com o público. Aproveitei muito, sai de lá rouco e com a perna doendo", relembrou o fã da colombiana. Chocante!