Nos próximos capítulos de 'Alma Gêmea ', Rafael descobre que Serena tem uma doença no coração, e que esta tem ligação com a morte de Luna no passado.
Em 'Alma Gêmea', Rafael (Eduardo Moscovis ) fica preocupado com o estado de saúde de Serena (Priscila Fantin). Os desmaios constantes não convencem o botânico de que tudo está bem. Para descobrir algo sobre sua amada, ele a leva até Eduardo (Ângelo Antônio ) a fim de ter um diagnóstico preciso. O médico, incrédulo, descobre um sopro no coração que pode se tornar uma grave complicação no futuro.
O médico detalha mais sobre a saúde da mestiça. Ele explica que o sopro é um problema de saúde, e acredita que seja congênito, mas havia os riscos para Rafael, pois Serena apresenta uma arritmia. Neste momento, o mocinho lembra da dor de ter perdido Luna (Liliana Castro) no passado, e teme que sofra o mesmo destino com seu amor atual.
Ao contar o diagnóstico para Serena, Rafael tem uma surpresa quando ela confessa que , ao recordar sua vida passada como Luna, já sabia da situação. "Não precisa explicar, Rafael, eu sei. Quando lembrei da minha vida passada como Luna, eu descobri. Eu sei que Luna morreu com um tiro no coração", diz ela ao mostrar a marca de nascença no peito. "É a marca do tiro que Luna levou... agora eu sei", conclui.
Vale ressaltar que no último capítulo da trama, Serena morre nos braços de Rafael. Após ser baleado por Cristina (Flavia Alessandra), o botânico falece, e a mestiça sente um ataque fulminante. Na sequência, os dois aprecem em suas vidas passadas.