Lenda na história da Ginástica Artística, a romena Nadia Comaneci levantou uma polêmica que atinge diretamente o pódio de ouro de Rebeca Andrade nas Olimpíadas de Paris 2024.
A ex-ginasta se revoltou ao ver que suas compatriotas teriam levado a medalha de bronze se a nota de Jordan Chiles, que subiu ao pódio, não tivesse sido revisada pelos jurados na final individual do solo e também pediu uma revisão.
A princípio, quando a competição terminou, Sabrina Voinea e Ana Barbosu, ambas romenas, estavam empatadas na terceira colocação com a mesma nota: 13.700.
Última a se apresentar, Jordan Chiles bateu na trave do pódio ao receber 13.666 como nota, mas após uma revisão solicitada pelo time dos Estados Unidos, a nota dela subiu para 13.766, o que a colocou no pódio.
Tanto Ana, quanto Sabrina, que já estavam comemorando a medalha de bronze para a Romênia, ficaram visivelmente surpresas e decepcionadas com a reviravolta entre as ginastas.
"Essa incrível rotina de solo precisa ser revista. Precisamos proteger a saúde mental de nossos atletas. Estou muito orgulhosa de você. Nós amamos você. Desempenho incrível. Balance a bandeira bem alto. O fato de centenas de milhões de espectadores de todo o mundo terem permanecido chocados com essa cena terrível, mostra que em algum lugar algo está errado", escreveu Nadia, em uma publicação em seu Instagram.