Helena de 'Tieta', Françoise Forton teve coincidência impressionante com graves problemas de saúde - um foi na época da novela
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 16:20
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Françoise Forton, a Helena de 'Tieta' sofreu dois tipos de câncer; conheça a história da saudosa atriz

A reexibição de 'Tieta' tem a chance de resgatar a interpretação de fenômenos da TV brasileira. Um deles é Françoise Forton. Na novela exibida originalmente entre 1989 e 1990, a atriz deu vida à Helena, mulher de Ascânio (Reginaldo Faria).

Na trama assinada por Aguinaldo Silva, Helena é uma mulher calculista que abandona o marido por não aguentar morar na pacata Santana do Agreste. Capítulos depois, ela volta para atrapalhar o romance do homem com Leonora (Lídia Brondi).

Gravação de novela com 10 mil pessoas

Na época do folhetim das oito, a atriz tinha apenas 32 anos, mas já era conhecida na TV por seu emblemático papel em 'Estúpido Cupido (1976), como a romântica Maria Tereza, a Tetê. No último capítulo, ela venceu o concurso de Miss Brasil. Na época, a gravação reuniu 10 mil pessoas no Maracanãzinho.

Curiosamente, Françoise e o elenco não sabiam que Tetê venceria o concurso. Já no musical Estúpido Cupido, em 2015, a atriz reviveu a personagem na maturidade. Além de Tetê, Françoise é lembrada pela vilã Eugênia de 'Explode Coração', a perua Meg de 'Por Amor' e a cientista Simone em 'O Clone'. Seu último trabalho foi em 'Amor Sem Igual' (2019), na Record TV.

Tratamento contra o câncer na época de 'Tieta'

Em 16 de janeiro de 2022, morreu Françoise Forton aos 64 anos. A atriz ficou internada por quatro meses em um hospital do Rio de Janeiro, onde lutava contra um câncer nos pulmões. No entanto, a artista já havia descoberto um câncer no útero enquanto gravava 'Tieta'. "Fiz todo o tratamento de radioterapia enquanto fazia a novela, acabei me dividindo entre o consultório médico e o estúdio de televisão", disse ela no programa Encontro, em 2018.

"Acho que o meu ofício, a televisão e o teatro, me ajudou a passar por este momento, porque me move profundamente. Meu deu muita força. Não tive nem ao menos tempo para ir ao psicólogo. A arte era meu médico.", comentou a veterana.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana