Exibida na Faixa Especial da Globo, 'Cabocla' ainda tem muito chão pela frente. A novela, de autoria de Benedito Ruy Barbosa, tem apresentado resultados satisfatórios para o horário, melhores do que a exibição de 'Cheias de Charme', que em sua última reprise não conquistou o público.
Exibida em 2004 entre 10 de maio e 19 de novembro de 2004, a versão original de 'Cabocla' tem ao total 167 capítulos. Logo, a Globo tem realizado cortes significativos na trama dentro do horário vespertino.
Até o momento, a emissora ainda não bateu o martelo oficial sobre quando vai terminar a reexibição da trama, mas há uma previsão de encerramento das atividades em 7 de março, totalizando 165 capítulos. Ou seja, dias após a realização do Carnaval no país, que ocorrerá entre os dias 1 e 4 de março.
Isso não significa que a Vênus Platinada cortará apenas dois capítulos originais. Ao longo do tempo, alguns episódios são encurtados, enquanto outros espichados. Essas modificações se devem às mudanças rotineiras na programação, como, por exemplo, a exibição de eventos esportivos.
O Ministério da Justiça reclassificou a trama de livre para maiores de 14 anos. Segundo o despacho, a história contém "drogas, linguagem imprópria e violência". Em razão disso, a Globo tem até cinco dias para acrescentar a nova classificação indicativa da novela no Globoplay e em todas as plataformas em que ela é transmitida, como na TV aberta. De certa forma, o Governo preferiria que o folhetim passasse a ser exibido a partir das 21h.