Finalmente, 'Renascer' está chegando na reta final. Em 6 de setembro, a Globo exibe o último capítulo da novela de Bruno Luperi, com reprise marcada para o dia seguinte. Sendo assim, serão 197 capítulos de um remake bastante aguardado pelo público após a confusa 'Terra e Paixão '.
Em 22 de janeiro, a Globo colocou no ar a primeira fase da trama. A repercussão foi extremamente positiva para a emissora, tanto pela crítica especializada, quanto pelo público. Assim, os resultados dentro e fora da novela foram satisfatórios.
Duda Santos engrenou sua carreira como a sensível Maria Santa, que ainda vaga na vida de Zé Inocêncio (Marcos Palmeira ). A ótima interpretação da jovem a catapultou para o protagonismo de 'Garota do Momento', novela que substituirá 'No Rancho Fundo' em breve.
Humberto Carrão não lembra nada seu personagem Elano em 'Cheias de Charme', exibida há 12 anos e reprisada atualmente na Faixa Especial da Globo. A aposta da Globo em experimentar o protagonismo do ator no horário nobre foi certeiro. Além disso, outros artistas rechearam a televisão de brilho. Fabio Lago, Quitéria Pombal, Antonio Calloni , Juliana Paes , entre outros, estão nesta vasta lista.
Em contrapartida, a segunda fase da história ainda não engrenou. Passaram-se mais de 100 capítulos e pouca coisa chama a atenção. Entre tramas recorrentes da primeira versão e inéditas, não há algo que faça o público vibrar.
Bruno Luperi percebeu que precisava mexer no texto do avô e engrossou o caldo da sopa com o surgimento de uma família complicada na vida de Buba (Gabriela Medeiros ). O luto perinatal de Sandra (Giullia Buscacio)também virou merchandising social ao falar sobre os sentimentos de uma mãe que perde o filho durante ou após a gestação.
Mesmo com algumas mudanças importantes, a maior evolução de 'Renascer', ou da Globo, é o fato de trazer o velho para o novo. A presença de atores sumidos ou esquecidos nos folhetins da emissora estão mudando a forma da Vênus Platinada em revigorar a teledramaturgia nos próximos anos.
A chegada de Malu Mader é um verdadeiro respiro para a novela rural. Após Paolla Oliveira rejeitar a participação na trama, a atriz de 57 anos volta ao trabalho após 8 longe da telinha.
Para 'Renascer' é um luxo, já que faltava uma personagem feminina madura com total transparência. Embora as demais mulheres sejam fortes e destemidas, elas são complicadas ou excêntricas demais, como é o caso de dona Patroa, de Camila Morgado, algo que foge da realidade brasileira e, principalmente, do mundo não urbano. Aurora é forte o bastante para lidar com picuinhas ou fofocas, dignas de uma boa empresária. Até o amargurado Zé Inocêncio de Marcos Palmeira ficou mais interessante.
É claro que os anos de experiência de Malu Mader contam para a solidez da fazendeira. Do outro lado da história, é visível o brilho nos olhos da atriz. Sob o mesmo ponto de vista, Guilherme Fontes fazia falta nas obras do horário nobre. O Humberto é ridículo, homofóbico, antiquado, mas nas mãos dele fica mais fácil aceitá-lo, principalmente quando está ao lado de Malu Galli. Ou seja, pedras brutas que a Globo tinha guardado e percebeu que precisava resgatá-las para não enterrar a novela de vez.
Provavelmente, 'Renascer' sairá de cena sem motivos de saudade, mas também não poderá ser classificada como um fracasso, embora tenha conquistado uma média razoável de 25 pontos de audiência, cinco a menos dos esperados pela Globo.