Se reconhece esses 4 comportamentos tóxicos de 'Mania de Você' em seu parceiro, está com uma má pessoa, de acordo com a psicologia
Publicado em 23 de dezembro de 2024 às 19:00
Por Clara Molter | Colaboradora
Jornalista curiosa que gosta de ouvir e de contar boas histórias. Está sempre antenada no universo do entretenimento, celebridades, e tendências do mundo da moda e da beleza.
Se você está acompanhando a novela 'Mania de Você', vale relembrar alguns comportamentos tóxicos e agressivos dos personagens ao longo da trama. Fique por aqui e acompanhe os detalhes!
Veja + após o anúncio

A novela "Mania de Você", além de estar bombando com várias reviravoltas surpreendentes para alguns personagens, como é o caso de Viola (Gabz), também já mostrou ao telespectador o que alguns também são capazes de fazer para conseguirem o que querem, como é o caso de Mavi (Chay Suede), além de Luma (Agatha Moreira), que em vários momentos demonstrou não se conformar por ter perdido Rudá (Nicolas Prattes).

A trama, que adentra 2025 com algumas mudanças, incluindo o casamento do filho de Mércia (Adriana Esteves) e da filha de Molina (Rodrigo Lombardi), já demonstrou ao longo de vários capítulos, o comportamento agressivo e tóxico de diversos personagens. 

A seguir, o PurePeople te mostra algumas cenas, e a visão da piscologia acerca dessas situações. Se você reconhece alguma dessas atitudes em seu parceiro, é melhor ligar o alerta.

Veja + após o anúncio
1) Ele não é gentil com todos ao redor, apenas com você

Na novela de João Emanuel Carneiro, que está passando por alguns problemas de audiência, Mavi trata bem Viola e se diz apaixonado por ela, mas vive tratando mal pessoas ao redor, como a própria mãe, Mércia. Segundo o psicoterapeuta Stan Hyman, a gentileza é uma virtude capaz de mudar o rumo dos relaconamentos. Além disso, também tornou-se independente já que "praticar a gentilza constrói laços e promove a conexão emocional" entre as pessoas. 

Por exemplo, com um casal, a gentileza é um elemento fundamental para reforçar os vínculos criados. A pessoa precisa ser gentil, bondosa e legal por si só, não apenas quando olham para ela, ou quando ela deseja alguma coisa, como é o caso do Mavi.

2) Ele não tem responsabilidade afetiva

 

Veja + após o anúncio

Mavi, que por diversas vezes ao longo da novela já tentou arruinar o relacionamento de Viola e Rudá, e a web inclusive já apoiou algumas atitudes do vilão, trouxe à tona na cena descrita acima a irresponsabilidade afetiva do amor de Viola, ou seja, descreveu o descaso com Filipa (Joana de Verona), quando Rudá a deixou em Portugal e veio para o Brasil.

Segundo a psicóloga Marta Martínez Novoa, ter responsabilidade emocional (afetiva) é "ter consciência de que as relações e, principalmente, os vínculos que são criados nelas  estão constituídos por várias pessoas, não apenas por nós mesmos, e que todas as pessoas envolvidas têm sentimentos e necessidades", disse. Se o parceiro é bom com todos, ele de fato, está agindo com responsabilidade emocional.

3) Ele não apoia o seu desenvolvimento pessoal

Preste atenção em mais essa atitude de seu parceiro. Em "Mania de Você", Edmilson (Érico Brás), que já até traiu a própria esposa Dhu (Ivy Souza), não apoia o desenvolvimento da carreira profissional da mãe de seus filhos. 

Veja + após o anúncio

Até as amigas de Dhu, Fátima (Mariana Santos) e Diana (Vanessa Bueno), além de Viola, e até a própria Luma, chef atual do restaurante, já elogiaram o trabalho primoroso da doceira. Ele, como sempre não dá o "braço a torcer", e sempre age com desdém perante a mulher.

A psicologia acredita que, se o companheiro demonstra que apoia e valoriza o seu desenvolvimento pessoal, bem como profissional, como não é o caso desse personagem da novela, ele é um bom parceiro. Se diz, por exemplo, que "está orgulhoso daquilo que você conquistou", te motiva a continuar, reflete que ele está interessado também na sua felicidade.

4) Ele não te deixa ser independente além do relacionamento

E para fechar, também temos a Luma, que literalmente prendeu o seu "Tarzan" num barco, e depois numa casa, para não perdê-lo de vez para a Viola. No trecho do capítulo, é possível observar que o próprio Rudá fica fora de si e com raiva da personagem, no entanto, ele também já teve algumas atitudes contraditórias com a moça. Ele diz: "Essa pessoa que 'tá' na minha frente agora eu não conheço, mas 'tô' conhecendo...". 

Para o psicólogo Dr. Jorge Barraca, a individualidade precisa existir para que o relacionamento possa dar certo. Cada um precisa ter o seu espaço. O especialista afirmou em seu livro que "por mais coisas que (eles) tenham em comum, cada membro do casal é uma pessoa diferente e tem a sua história, o seu caráter, seus interesses, valores, aspirações e, logicamente, uma família com realdades particulares". 

Assim, é impossível que você e seu parceiro concordem em absolutamente tudo, e não é o ideal. Mas é preciso entender que cada um deve ter o seu espaço, e respeitá-lo.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana