Maya Massafera fez um forte desabafo nas redes sociais após ser questionada por uma seguidora se realizou a cirurgia de redesignação sexual, onde a pessoa trans adequa as características genitais de nascença para as do gênero com a qual se identifica. Antes de a influenciadora confirmar a transição, houve boatos de que ela havia embarcado para a Tailândia para passar pelo procedimento.
"Quem falou que eu fiz? Não falarei tão cedo sobre isso porque é muito íntimo! Mesma coisa que eu perguntar se tua 'pepeka' é larga ou como ela é... Isso só diz respeito a mim e a quem tiver relação íntima comigo. Eu apenas falarei sobre isso no futuro, se eu achar que vou contribuir para minha comunidade de alguma forma. Caso contrário, isso é assunto íntimo", iniciou Maya.
A influenciadora, que realizou uma nova cirurgia de feminização vocal recentemente, destacou o quão indelicada é essa pergunta. "Só deixando claro pra quem quiser aprender: isso não se pergunta, tá, gente? Mesma coisa que chegar para uma menina e perguntar como é a 'pepeka' dela. Larga? Lábios grandes? Ou para um menino e perguntar o tamanho. Isso é uma coisa íntima e o certo é não perguntar. 'Ah, mas eu tenho curiosidade...', eu também tenho curiosidade de saber como é o do Cauã. Eu posso perguntar? Melhor não, né?", provocou.
Por fim, Maya destacou que uma mulher trans não precisa de cirurgia de redesignação sexual para ser validada. "Uma mulher trans não precisa dessa operação para ser uma mulher trans. Isso vai de cada uma e tem que ser respeitado. Não somos todas iguais e cada uma tem seu desejo e é uma decisão particular", pontuou.