No mês do Orgulho LGBT, beijo gay mais aguardado das novelas há quase 20 anos será um dia exibido? Descubra!
Publicado em 17 de junho de 2024 16:27
Por Rafael Munhos | Novelas e TV
Jornalista apaixonado por novelas, filmes, séries e música eletrônica. Também adoro fazer corrida de rua.
Beijo gay de novela da autora Gloria Perez será um dia exibido na TV Globo? Entenda o caso!
Veja + após o anúncio

O dia foi 4 de novembro de 2005! O esperado beijo entre Junior (Bruno Gagliasso ) e Zeca (Erom Cordeiro) no último capítulo da novela 'América' era esperado em demasia pelos fãs do casal. Entre os desfechos mais insossos, aguardava-se então o primeiro beijo gay das novelas da Globo, no entanto, o bolo desandou, pois a emissora cortou o ápice da novela, desagradando à audiência consolidada.

Uma reunião entre diretores da emissora decidiu excluir o afeto entre dois homens na TV brasileira. Embora Gloria Perez tenha escrito com emoção e, consequentemente, acatado a decisão da Globo, a autora não concordou com a decisão final.

"O romance entre o Júnior e o Zeca era tão bonito que o beijo merecia ter ido ao ar. A história de amor dos dois foi construída de forma delicada. Mas a direção da emissora achou que a cena não devia passar, porque poderia chocar a maioria de seu público. Talvez chocasse, porque o Brasil é muito mais preconceituoso do que demonstra ser", disse Glória Perez em depoimento ao livro Autores, Histórias da Teledramaturgia.

Veja + após o anúncio

"Não discuto: em todas as emissoras do mundo, cabe à direção decidir o que vai e o que não vai ao ar. Fiz a minha parte, que é ousar, criar, escrever e mandar gravar. O beijo estava lindo. Eu, o diretor Marcos Schechtman e os atores ficamos tão ou mais frustrados do que o público", complementou ela.

Além da declaração inicial, a autora de 'A Força do Querer' deu mais detalhes no livro A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo: "Eu e o Marcos Schechtman tivemos uma reunião com o Mário Lúcio Vaz, o Octavio Florisbal, o Manoel Martins e o Durval Honório [executivos da Globo]. O Florisbal decidiu que o beijo não deveria ser mostrado. Nós argumentamos muito, mas não conseguimos mudar a decisão. Na verdade, nem era para ir ao ar o trecho que foi, porque ali já havia a intenção do beijo. A primeira ideia era cortar até isso! Mas conseguimos que pelo menos a intenção ficasse".

Cena de beijo entre Bruno e Zeca em 'América' será exibido?

Para quem aguarda assistir ao beijo dos personagens icônicos no Globoplay, por exemplo, pode perder as esperanças. Isso porque, conforme o documentário Orgulho na Tela, todas as cenas gravadas, porém, não utilizadas em novelas são deletadas. Logo, a cena de Zeca e Junior ficará somente na imaginação dos fãs, pois simplesmente foi apagada e não existe mais o arquivo.

Veja + após o anúncio

No X (antigo Twitter), alguns internautas lembraram, recentemente, da novela, rasgando elogios à iniciativa da autora por, na época, levantar um assunto ainda de extrema relevância na dramaturgia nacional.

"Apesar do pouco tempo de tela esse casal é muito bem desenvolvido e bem maduro pra época, sem estereótipos, sem tratar a situação como chacota, apenas uma história de amor entre dois homens, coisa rara para 2005, ainda mais aqui no Brasil, disse Rian.

"A má notícia é que o beijo deles, infelizmente, não poderá ser exibido na reprise atual no Viva e nem ser colocado no Globoplay já que ele não existe mais. Simplesmente deixaram o primeiro beijo gay da história da teledramaturgia brasileira ser perdido", completou o internauta.

Veja + após o anúncio
Diretor avesso à diversidade nas novelas

Existe um debate há alguns anos sobre um figurão da Rede Globo que impede os beijos representativos nas novelas atuais. Segundo a colunista Carla Bittencourt, o atual diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares, foi apontado como o responsável pela censura que atinge as novelas da Globo.

A novela 'Vai na Fé', por exemplo, passou por uma situação semelhante à 'América', uma vez que houve cortes nas cenas de beijo entre as personagens Clara (Regiane Alves ) e Helena (Priscila Sztejnman ). De acordo com a colunista, o medo do chefão [é que o romance afastar os telespectadores mais conservadores, como disse o site TV Pop, em junho de 2023.

Sobre
Últimas Notícias
Últimas Notícias
Tendências
Todos os famosos
Top notícias da semana