A atriz Zezé Polessa chegou por volta das 19h10 desta quinta-feira (24) para prestar depoimento sobre a morte do motorista Nelson Lopes, de 63 anos, na 32ª Delegacia Policial, na Taquara, na zona oeste do Rio de Janeiro. Zezé, com aparência tranquila, foi ao local acompanhada do advogado pessoal e de um contratado pela TV Globo. Na entrada da DP, ela se limitou a dizer à imprensa: "Vamos esclarecer tudo". O depoimento foi pedido pelo Ministério Público, que investiga se a atriz infringiu o artigo 96 do Estatuto do Idoso, que considera crime humilhar, desdenhar ou menosprezar pessoas acima de 60 anos. Também se investiga se Zezé - que saiu da delegacia às 20h25 sem falar com os jornalistas - cometeu homicídio culposo (quando não há intenção de matar).
No início da tarde desta quinta-feira também prestaram depoimento o produtor da TV Globo Vitor Lima e o supervisor da cooperativa de transporte terceirizada pela emissora, Hildebrando dos Santos. De acordo com a revista "Quem", os dois esclareceram que Nelson havia buscado Zezé em sua casa e deveria levar a atriz para o posto 10 da praia do Recreio dos Bandeirantes, onde uma gravação da novela "Salve Jorge" - na qual ela interpreta a ricaça turca Berna - estaria acontecendo. Chegando lá, foi constatado que não havia montagem de locação e o motorista ligou para seu supervisor para entender o que tinha acontecido.
Hildebrando contou à polícia que a produção da TV Globo havia se enganado e que as gravações iriam ocorrer na Barra da Tijuca, bairro vizinho ao Recreio. Vitor Lima também afirmou ao delegado que recebeu a artista na locação e que ela não apresentava sinais de irritação naquele momento.
Anteriormente, na terça-feira (22), os filhos do motorista Nelson, Luciana e Alexandre, também prestaram depoimento afirmando que o pai já havia saído de casa para trabalhar passando mal naquele dia.
Entenda o caso:
Na segunda-feira (14), a atriz se dirigia ao Projac, complexo de estúdios da TV Globo em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, e passaria pela Barra da Tijuca antes de chegar ao trabalho, mas o motorista teria errado o trajeto e passou pelo Recreio dos Bandeirantes.
Segundo o colunista Leo Dias, do jornal carioca "O Dia", visivelmente insatisfeita, Zezé não teria poupado reclamações, ainda no carro. E, ao chegar no destino final para gravar a novela, ela teria gritado para quem quisesse ouvir que não queria mais ser atendida pelo motorista.
Ainda de acordo com o jornalista, logo depois do ocorrido o motorista começou a sentir dores no peito e falta de ar e foi levado ao hospital mais próximo. Lá, os plantonistas questinaram se ele havia sofrido alguma situação de estresse, por conta do quadro apresentado. Mas, mesmo com esforços não tiveram como salvar a vida dele. O motorista morreu na mesma noite.