Zeca Camargo viajou de férias para a Europa, mas não teve muita sorte ao chegar ao seu destino. O apresentador do "É de Casa" está em Bruxelas, na Bélgica, onde, na manhã desta terça-feira (22), aconteceram explosões de bombas - possivelmente ataques terroristas - no aeroporto e em uma das estações de metrô da cidade, que deixaram cerca de 20 mortos. Usando as redes sociais, o jornalista, que em 2015 acompanhou a estreia de Lucas Lucco como ator, mostrou o hospital para onde os feridos estavam sendo levados e relatou que a população estava aparentemente tranquila, e a cidade, "estranhamente quieta".
"Como digo no vídeo, é uma coincidência surpreendente e ao mesmo tempo triste que eu cheguei em Bruxelas praticamente no mesmo momento em que foi dada a notícia da primeira explosão do que certamente é um atentado terrorista na cidade - os detalhes ainda estão sendo apurados enquanto escrevo isso. Vim aqui para uma visita turística e... Isso agora? Ninguém ainda sabe o que vai acontecer - as ruas estão bastante vazias... e já são 10h da manhã aqui. Repito, esta não é uma viagem de trabalho, mas não tem como não ter uma curiosidade de jornalista nesta hora. Dá uma olhada no vídeo e sigo dando notícias!", escreveu Zeca na legenda de um dos vídeos publicados em seu Facebook. "Tinha planejado vir aqui para matar as saudades de um cidade linda que havia visitado uma vez só uma vez, no início dos anos 80, mas a situação certamente é outra agora", completou ele em postagem no Instagram.
Zeca, que foi processado pela família de Cristiano Araújo por declarações polêmicas, conseguiu pegar um táxi enquanto mostrava as ruas vazias. "Vim para passar menos de 24 horas e não sei se vou sair", disse em trecho de um dos vídeos divulgados. "A cidade está estranhamente quieta, como você pode imaginar. Falo de Bruxelas, onde cheguei esta manhã com a notícia de atentados terroristas que até agora já fizeram 23 vítimas. Passei a manhã na casa de um casal amigo - tudo muito quieto, a não ser por um ou outro barulho de helicóptero passando. Saímos para tentar comer alguma coisa, ver como está o clima nas ruas - e é isso que mostro pra você neste vídeo", escreveu o apresentador. Em 2015, Carol Barcellos passou por situação semelhante quando aconteceram os terremotos no Nepal.
Zeca encontra brasileiros na cidade e tranquiliza familiares
Ainda durante o passeio pela cidade, Zeca mostrou que o comércio estava praticamente parado, com a maioria das lojas fechadas. Ele ainda encontrou uma família de brasileiros que vive em Bruxelas. Um casal de goianos contou que foi liberado do trabalho após a notícia dos ataques, mas que os filhos estavam na escola e ainda não podem sair. No vídeo, o jornalista aproveita para tranquilizar os familiares dos brasileiros.
(Por Caroline Moliari)