Estar presente no YouTube é uma ótima maneira de chamar atenção para sua marca e obter novos leads. No entanto, fazer um canal crescer não é tarefa fácil. Quando você administra um canal pequeno, você compete com marcas e criadores bem estabelecidos e com grande número de seguidores. Então, como conseguir atrair leads e aumentar vendas por meio do marketing de vídeo?
Marcos Vinicius Donatti, mais conhecido como Donas, é criador de conteúdo e referência para seus quase 3 milhões de seguidores que o acompanham em suas redes sociais. Donas entende sobre tendências e o que viraliza dentro da web. Seus conteúdos chegam a ultrapassar os 200 milhões de visualizações.
"Criadores de vídeos usam os assuntos em alta no YouTube para embasar suas estratégias de conteúdo, produzir vídeos virais e até mesmo republicar vídeos antigos que não performaram tão bem. É por isso que é tão importante saber quais assuntos estão em alta", diz.
* Ideias de temas nos quais as pessoas têm demonstrado interesse
* Assuntos em alta com menos concorrência, mas bastante interesse
Vídeos criados com base nesses assuntos têm mais chances de aparecer em recursos do YouTube, como os vídeos sugeridos que aparecem na plataforma.
"Além disso, os vídeos de tendências têm mais chances de ter um bom desempenho. Kelechi Mgbemena tornou-se viral em março de 2020 quando criou um vídeo aproveitando uma tendência que observou no seu feed.", lembra ele.
O YouTube seleciona uma lista de vídeos virais em uma página chamada "Em alta". Esses vídeos geralmente cobrem assuntos de maior interesse naquele momento. Os temas variam de vídeos sobre música e filmes a celebridades e eventos mundiais.
"O YouTube atualiza esta lista a cada 15 minutos para refletir as últimas tendências", completa.