Uma história um tanto polêmica tem viralizado nas redes sociais nos últimos dias, e envolve a jornada drástica de emagrecimento da youtuber norte-americana Alivia D'Andrea, de 23 anos. Muito popular na internet, ela tem quase 3 milhões de inscritos no seu canal o YouTube mais de 220 mil seguidores no Instagram.
Nos últimos dias, a youtuber publicou um documentário em seu canal contando como sua jornada de emagrecimento de 15 quilos "arruinou sua vida" nos últimos anos. Com cenas fortes e muito dramáticas, a famosa detalhou tudo que viveu em busca de se adequar aos padrões e ter o "corpo perfeito".
"Acabei de postar no YouTube pela primeira vez em 3 anos. É meu documentário de 6 anos sobre como o 'brilho' arruinou minha vida. E um adeus a esse capítulo brilhante de minha vida. Estou animada para voltar e postar novamente ", escreveu ela ao compartilhar o vídeo no X, antigo Twitter.
Alivia D'Andrea começou esta jornada ainda em 2018, quando tinha apenas 17 anos. Já com um canal do YouTube ativo na época, ela começou a documentar a sua rotina para a perna e peso em uma série chamada 'Glow up Diaries', onde tinha o objetivo de se "padronizar" antes de entrar na faculdade.
Além do peso, ela também passou a tratar suas acnes, antes bem aparentes, mas que logo desapareceram com a ajuda de remédios. No entanto, o emagrecimento veio a passos lentos e dolorosos para Alivia: foram necessárias inúmeros treinos de cardio, como caminhadas ao ar livre, em esteiras, escadas e montanhas, além de práticas de calistenia, ioga, dança, pilates e musculação.
Na alimentação, também houveram mudanças drásticas: a youtuber deixou de comer alimentos processados e fast foods, e trocou até mesmo o sorvete por alimentos de baixa caloria para gastar mais kcal do que ingeria. No fim, isso até deu certo, já que ela emagreceu quase 15 quilos com o processo, mas a causou danos que Alivia D'Andrea jamais irá esquecer.
"Quando seus sentimentos são feridos tanto, você não consegue evitar ser consumido pela escuridão. Eu queria destruir meu antigo eu", disse a youtuber em uma das cenas do documentário, onde conta sua motivação para o emagrecimento.
Alivia D'Andrea não se poupava de chegar ao extremo para perder peso. Ela corria exaustivamente na esteira o máximo que podia e chegou até mesmo a mostrar seu pé sagrando após uma rotina de exercícios intensos, onde acabou se machucando.
Como resultado do seu emagrecimento, a youtuber 'detonou' com sua saúde mental, passou a enfrentar um transtorno alimentar e, por fim, já não se sentia bem consigo mesma. Em uma fase conturbada de sua jornada, ela chegava a comer incontrolavelmente alimentos com alto teor calórico, como doces, nuggets e batatas fritas, para tentar se acalmar.
"Não consegui manter o equilíbrio na minha vida e, como resultado, não consegui manter o corpo dos meus sonhos. Eu não conseguia sentir nada e estava perdendo a vontade de viver", desabafou ela no documentário, revelando que sua obsessão pela magreza estava longe de ser saudável e feliz.
"A principal intenção daquela jornada era que eu brilhasse e fosse feliz e aqui estou eu no final da minha jornada e estou muito, muito infeliz. Provavelmente mais infeliz do que nunca", disse ela em outro trecho.
A solução para Alivia D'Andrea foi a terapia. Com ajuda psicológica, a youtuber agora está em uma jornada de autoaceitação por seu corpo, com palavras autoafirmativas e confiança em si mesma: "É uma prática diária. No final das contas, você acaba com as ferramentas para manter sua autoestima e é aí que você sabe que brilhou e está pronto para iniciar essa transformação externa, se quiser", encerrou.