Viviane Araujo festejou o primeiro título da Mancha Verde no Grupo Especial de São Paulo, nesta terça-feira de carnaval (5). A escola ligada ao Palmeiras foi campeã pela primeira vez com um enredo sobre Aqualtune, a princesa africana avó de Zumbi dos Palmares, "Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra", de Jorge Freitas. "É Mancha! É campeã! Parabéns minha Mancha guerreira!", escreveu em sua conta de Instagram a atriz. No desfile realizado na madrugada do último sábado (2), Viviane usou um cabelo black power e fantasia que representava a princesa africana. Desfilando pela verde e branca há 13 carnavais, a atriz descartou a aposentadoria. "Parabéns presidente Paulo Serdan pelo lindo trabalho q foi feito! Minha bateria 'Puro Balanço' é nós! Gratidão sempre", acrescentou a musa, rainha de bateria também do Salgueiro, escola na qual desfilou com mais de 1 metro de cabelo.
Em uma apuração emocionante e realizada no Sambódromo do Anhembi, a Mancha somou 270 pontos e foi campeã por apenas um décimo de vantagem. Além disso, a verde e branca ultrapassou a Acadêmicos do Tatuapé, bicampeã em 2017 e 2018, no último quesito: alegorias. Em segundo lugar ficou a Dragões da Real, seguida pela Rosas de Ouro e Vila Maria. A quinta colocada foi a Império de Casa Verde e em sexto, a Águia de Ouro. A Tatuapé foi a sétima; a Mocidade Alegre, a oitava; a Gaviões da Fiel, a nona. Depois vieram a X-9 Paulistana (10ª colocada), Colorado do Brás (11ª) e Tom Maior (12ª).
Caíram para o Grupo de Acesso a Acadêmicos do Tucuruvi e a Vai-Vai. Maior campeã do carnaval de São Paulo com 15 títulos, a preta e branca foi a 14ª e última colocada. Destaque do desfile da escola, que também falou de lutas do povo negro, Erika Januza mostrou gratidão à agremiação. "Registro aqui minha gratidão à Vai-Vai, por me dar a oportunidade de fazer parte de sua história e viver a experiência de desfilar com um enredo tão forte! Nossa mensagem foi transmitida, combatemos o bom combate, fizemos o que nos cabia! Em uns dia se vence, em outros se aprende! Viva o Carnaval, parabéns aos vencedores! Sou Vai-Vai!", escreveu.
Enquanto Viviane tem uma tradição nos desfiles do Rio e São Paulo, a apresentadora estreou nesse carnaval no Sambódromo carioca como musa da Paraíso do Tuiuti. Ao Purepeople, negou ter vontade de ser rainha de bateria de alguma escola. "Não tenho essa pretensão: acho que a gente tem que ter disposição e comprometimento com a escola. Já recebi convites de outras agremiações e não aceitei em outros anos", frisou.
(Por Guilherme Guidorizzi)