O aguardado filme do diretor francês Bertrand Bonello sobre o estilista Yves Saint Laurent, que concorreu à Palma de Ouro no último Festival de Cannes, chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (13). Em "Saint Laurent", o ator Gaspard Ulliel, conhecido do grande público por ter vivido o jovem Hannibal Lecter em "Hannibal - A Origem do Mal" (2007), interpreta o gênio da moda em seu período mais criativo e também mais autodestrutivo, marcado por excessos com drogas e sexo.
Aos 29 anos, Ulliel ficou surpreso com a oportunidade de dar vida a Yves Saint Laurent. Isso porque, anos atrás, quando fez um dos curtas de "Paris, Te Amo" (2006), com Gus Van Sant, o ator francês chegou a ser cotado para interpretar a fase jovem do estilista em um então projeto do cineasta americano. A ideia, no entanto, acabou engavetada e voltou com força com Bertrand Bonello, quase uma década depois.
'O desejo de Saint Laurent era fazer uma moda para todo mundo'
Mesmo sendo filho de um estilista e de uma produtora de desfiles de moda, o modelo profissional nas horas vagas - que chegou a protagonizar campanhas para um perfume da grife Channel -, admitiu em recente passagem pelo Brasil, onde participou de uma coletiva de imprensa sobre o filme, que não tinha conhecimento sobre a vida íntima de Yves Saint Laurent antes de se preparar para as filmagens.
"Na realidade, o que eu sabia sobre ele era referente à parte mais famosa de sua obra, não ia muito além disso. Eu só havia ouvido falar superficialmente, conhecia pouco. Tive que estudar para entender melhor. Foi um trabalho complexo, mas ao mesmo tempo prazeroso", explicou o ator durante a entrevista. "Entendi que o desejo de Saint Laurent era fazer uma moda para todo mundo. Ele foi o precursor da moda versátil".
Cenas de sexo com homem não deixaram ator constrangido
O filme começa no ano de 1967, quando Saint Laurent abandonou a Maison Dior para fundar sua própria casa de costura com o marido e sócio, Pierre Bergé (Jéremie Renier), e termina em 1976, em seu desfile daquele ano, considerado pelo estilista como o seu mais inspirado entre todos. Nesse meio tempo são retratados seus processos criativos, sua obsessão pelos detalhes e também seus escapes com drogas e orgias sexuais.
Para se ter uma ideia, em uma das cenas, o cachorro de estimação de Saint Laurent morre de overdose ao comer todos os remédios espalhados pelo chão. A relação extraconjugal do estilista com o modelo Jacques de Bascher, que mantinha ao mesmo tempo um relacionamento com o designer Karl Lagerfeld, também ganha uma atenção especial no filme.
O amante de Saint Laurent é interpretado pelo sex symbol francês Louis Garrel, com quem Gaspard Ulliel interpretou quentes cenas de sexo e só o conheceu durante as filmagens. "As cenas de sexo e nudez parecem grandes para o espectador, mas para o ator não, faz parte do nosso trabalho", minimizou o protagonista, durante a conversa.
'Saint Laurent' é o candidato da França ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro
Outros personagens importantes da trajetória de Saint Laurent, morto em junho de 2008, aos 71 anos, não ficaram de fora do longa. Também estão lá, por exemplo, sua musa Loulou de la Falaise (Lea Seydoux, de "Azul é a Cor Mais Quente") e a modelo Betty Catroux (Aymeline Valade).
"Saint Laurent" acabou perdendo a Palma de Ouro no último Festival de Cannes para a produção turca "Winter Sleep", mas pode ter outra chance em premiações. O filme de Bertrand Bonello foi escolhido pela França para tentar uma vaga entre os cinco candidatos ao Oscar 2015 de Melhor Filme Estrangeiro. "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", de Daniel Ribeiro, foi a indicação do Brasil à premiação. A cerimônia do Oscar acontecerá no dia 22 de fevereiro.