De uns tempos para cá, as virilhas das famosas ganharam atenção quando combinadas com maiôs e biquínis cavadíssimos. Forte, de aspecto malhado, depilada, lisinha, clarinha e sem manchas, uma das regiões mais sensíveis do corpo feminino virou objeto de desejo. É só dar um Google para ver o quanto de notícia sobre o assunto existe por aí.
Donas de corpos esculturais, Deborah Secco, Larissa Manoela, Mel Maia, Juliana Paes, Carolina Dieckmann, Jade Picon, Grazi Massafera, Mariana Goldfarb, Cleo, Juliette, Virgínia Fonseca, Bruna Marquezine, Marina Ruy Barbosa, Iza, Sabrina Sato, Isis Valverde e Yasmin Brunet são exemplos de celebridades que exibem a virilha impecável, sem vestígio de terem topado com pelo encravado.
Escolher a técnica mais adequada para depilar a região é o primeiro passo para deixá-la bonita e saudável. "Sempre utilize loção ou óleo hidratante para hidratar a região, pois a virilha tende a apresentar muito ressecamento devido ao atrito com as peças íntimas. Pode-se também realizar esfoliação leve pelo menos 1 x por mês, que auxilia na renovação celular, removendo a camada de pele morta e prevenindo o encravamento de pelos", explica Dra. Janine Araújo, médica e especialista em estética íntima, ao Purepeople.
Acessível e prática, a lâmina não é uma boa escolha, apesar de ser uma das técnicas mais comuns. Campeã no quesito depilação, a cera quente também não é o melhor método depilatório para a virilha.
"Apesar de se tratar da técnica mais usual e acessível, é recomendado não realizar depilação com lâmina e cera quente, pois o atrito tende a escurecer e causar irritação e ferimentos na pele. O melhor e mais atual método para remoção de pelos, que preserva a integridade da pele sem causar manchas (quando realizado da forma correta) é o laser", afirma Dra. Janine Araújo.
Além da escolha do melhor método de depilação e os cuidados em casa, a exposição ao sol deve ser evitada e pode-se realizar procedimentos estéticos que auxiliam no clareamento como o uso dos peelings e ácidos combinados, dependendo da necessidade e queixa individual de cada paciente.
Após a depilação, é importante manter a região limpa e hidratada para evitar irritações e infecções. "Uma opção é utilizar cremes hidratantes suaves, como loções com aloe vera e hamamelis ou óleo de coco, além dos óleos corporais, que possuem em sua composição, propriedades calmantes para a pele reduzindo o processo inflamatório. É importante evitar roupas apertadas ou tecidos sintéticos que possam friccionar a região", alerta Dra. Janine Araújo