Fabiana Milazzo trouxe à passarela da 45ª edição do SPFW uma coleção com looks coloridos e trajes típicos das comunidades das ilhas de Uros, do lago Titicaca, a cidade de Puno, em um desfile realizado nesta terça-feira (24). "A ideia para essa coleção veio de uma viagem que fiz ao Peru e de tudo que observei por lá, principalmente nessa região do lago. Os trajes eram muito coloridos e vibrantes, são pessoas com hábitos muito tradicionais, de cultura marcante, e que valorizam trabalhos artesanais. Com essas referências, estou unindo meu know how em handmade à novas propostas de técnicas inspiradas no que vi", explicou a estilista, prestigiada pela ex-BBB Aline Gotschalg.
Para a criação de peças, a profissional usou tecidos exclusivos como fibras naturais como a seda, sedas metalizadas, viscose, algodão e linho, além de tules, rendas, paetês, um tecido exclusivo desenvolvido na Itália com um aspecto líquido e o algodão Pima. Na cartela de cores aparece o lilás representando o ultraviolet, os tons de rosa, amarelo e verde se misturaram com o aspecto metalizado em ouro light, preto, off white e estampas exclusivas de releituras de tapeçarias do Peru. Os fios pendurados são bordados em linhas e pedrarias inspiradas nos tapetes fabricados na região, uma técnica criada por ela.
Em alta no mundo da moda, o balonê e a fluidez também se fizeram presentes no desfile de Milazzo. Eles se contrastaram com os looks estruturados, gerando mais volume nas criações. Decotes profundos, um ombro só, ombro a ombro, frente única, vestidos, variados tamanhos de saias, pantalonas, bodies, tops estilo biquíni e blazers também foram destaques. Os acessórios remetem à riqueza e alegria da região em colares e brincos, enquanto os sapatos como scarpins aparecem confortáveis com tecidos drapeados e amarrações nas nuances da coleção.
(Por Rahabe Barros)