Começou nesta segunda-feira (26) em São Paulo a Casa de Criadores. A semana de moda focada em novos talentos e numa moda mais alternativa, além de propostas mais vanguardistas está em sua edição de número 44 e vai até 30 de novembro. O evento, que acontece no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, contou em seu primeiro dia com a presença de Pabblo Vittar , participou de um talk junto de nomes como o estilista Isaac Silva e a modelo Ellen Milgrau, durante a conversa os participantes debateram sobre como explorar os recursos que comunicadores encontram na moda, além de falar sobre expressão e representatividade. O bate papo teve mediação do stylist Dudu Bertholini.
Nas passarelas, os desfiles trouxeram performances e tendências. O visual monocromático, por exemplo, uma das trends mais exploradas também no São Paulo Fashion Week, apareceu em apresentações como a do designer Felipe Fanaia. O estilista se inspirou nos Ursinhos Carinhosos como símbolos de resistência e apostou numa cartela com as cores do arco-íris. Utilitárias, as peças têm inspiração militar e trazem uma tendência que também apareceu nas semanas de moda internacionais.
Já a Von Trapp, que apresentou sua primeira coleção na Casa de Criadores, trouxe o minimalismo -- uma das trends mais sustentáveis da atualidade -- como característica principal de seu desfile. A marca apostou numa alfaiataria precisa e impecável e também nos looks monocromáticos, um dos recursos mais explorados nos desfiles que trazem as tendências para a próxima temporada. A marca apostou nas divindades e nos quatro elementos naturais -- fogo, terra, ar e água -- para criar a coleção do inverno 2019.
Com inspiração nas obras de Leigh Bowery, artista australiana, para criar as peças de sua coleção apresentada no evento, o designer Weider Silverio, já veterano na Casa de Criadores criou uma imagem de moda marcante em sua passarela. Muitas camadas, detalhes e grande variedade no mix de estampas, como os diferentes tipos de xadrez e o floral, as padronagens foram o destaque das peças desfiladas na passarela. Weider buscou seguir uma linha mais fantasiosa em suas criações para escapar da realidade política atual do país. Inspire-se no estilista para criar você também o seu clash de estampas.