Além de todo lado político, as posses de presidentes também têm seu lado fashion: de modo contrário ao que aconteceu com Melania Trump na posse do marido, Michelle Bolsonaro foi elogiada pela escolha de sua produção para a posse de Jair Bolsonaro, na terça-feira (01). Elaborado pela estilista Marie Lafayette, a peça, em tom rosé, tinha decote ombro a ombro - uma das tendências que promete se destacar no verão - e demorou um bom tempo para ser produzida. "Foram 14 horas de trabalho diário ao longo dos últimos 20 dias. O modelo parece simples, mas tem uma estrutura bem complexa, com molde de alfaiataria. Nas costas, são cerca de 20 botões forrados", disse a responsável pela produção ao jornal "O Globo".
Com um quê de vintage e romântico, adjetivos que devem aparecer bastante em produções nesta estação, o modelito tem inspiração em nomes clássicos da moda, como Gracy Kelly e Jacqueline Kennedy e será leiloado no fim deste ano. "Sugeri a realização de um leilão com o vestido da posse e com as roupas que farei para ela ao longo do ano. O dinheiro arrecadado será doado a instituições de caridade. Ela topou. A Michelle será uma primeira-dama ativa e engajada. Vai surpreender, é uma mulher forte e guerreira", elogiou Marie.
E, se na Inglaterra é comum ver Meghan Markle deixar de lado algumas das regras da realeza, na posse de Bolsonaro, Michelle quebrou protocolo ao discursar, em libras, antes do marido. "Gostaria de modo muito especial de dirigir-me à comunidade surda, às pessoas com deficiência e a todos aqueles que se sentem esquecidos: vocês serão valorizados e terão seus direitos respeitados. Tenho esse chamado no meu coração e desejo contribuir na promoção do ser humano", afirmou. A pedido do público, ela ainda deu um beijo no parceiro ao fim de seu discurso.
Casada com Michel Temer, Marcela escolheu um vestido mais simples. Assinado por Luisa Farani, o look branco já havia sido usado pela ex-primeira dama em outra ocasião: no dia 7 de setembro de 2016, ela usou o look para comparecer ao desfile oficial da data comemorativa.
(Por Marilise Gomes)