Cate Blanchett se mostrou uma entusiasta da moda sustentável na abertura da 77ª edição do Festival de Veneza nesta quarta-feira (02). A atriz australiana escolheu para o red carpet um vestido que já havia usado em 2015. Apostar em uma peça usada previamente em ocasiões especiais, aliás, é uma prática ecologicamente correta que está cada vez mais recorrente no mundo das celebs, com nomes como Kate Middleton.
A atriz de 51 anos abordou, em tom crítico e engajado, a situação atual da pandemia de Covid-19 ao abrir o festival. "A tia Economia parece ser o membro mais importante da família. Acho bizarro que a Organização Mundial da Saúde não tenha permissão para liderar esse desafio global", apontou a australiana. Ela ainda citou o país que sedia o festival: "Acho que somos uma espécie muito estranha que não aprendemos com os exemplos dolorosos, por exemplo, o terrível estresse que a Itália estava sofrendo e quando chegou a outros países eles não aprenderam uma lição dolorosa".
Ela contou a reação da família quando recebeu o convite para presidir o júri: Cate é casada com o diretor e roteirista Andrew Upton e mãe de quatro - Dashiell, de 18, Roman, de 16, Ignatius, de 11, e Edith, de 5. "Meu marido, apesar de eventuais perigos, me disse: 'Claro que você deve ir', ainda que meus filhos pensassem de forma diferente", entregou, em tom bem-humorado.
(Por Marilise Gomes)