Pode ir a casamento de vestido preto? Essa é uma dúvida comum para muitas convidadas. O look é considerado um clássico do guarda-roupa feminino por estilistas renomados como Coco Chanel - não é à toa que a peça ganhou o status de "pretinho básico" ao redor do mundo e conquistou tanta gente.
Até Meghan Markle, a duquesa de Sussex, já se mostrou fã da peça ao apostar em uma versão nada básica para o casamento da melhor amiga. Outra famosa que é adepta da cor preta em casamento é a atriz Paolla Oliveira.
Entretanto, a cor queridinha de muitas mulheres nem sempre é consenso entre especialistas em moda. A escolha parece controversa, mas a consultora Chris Bueno afirma que tudo depende se souber adequar a peça à ocasião.
"Apesar de ser uma cor muito ousada, o preto ainda simboliza luto no nosso país", comenta a profissional. Mas se engana quem pensa que a peça não tem vez quando o assunto envolve casamento: é que looks com o modelo não precisam ser básicos nem monótonos.
Para cerimônias mais sofisticadas, vale apostar nos cortes cocktail dress, tubinho e mídi com aplicações de brilho - versões curtas não são proibidas, mas a consultora de moda recomenda não apostar em opções supercurtas.
Tecidos brilhosos como crepe, seda, brocado, shantung, tafetá e veludos são boas opções para quem deseja dar um up à produção sem muito esforço, inclusive para festas durante o dia ou à tarde. A mulher do Príncipe Harry, por sua vez, escolheu uma versão longa de tule da grife Valentino com cintura marcada, mangas bufantes e cristais.
Se você não abre mão da transparência no look, a boa notícia é que dá para aliar a trend das passarelas da Semana de Moda de Nova York com o vestido para casamento.
A dica é investir em áreas estratégicas como braços e colo para a cerimônia. Se você não for madrinha nem parte da família dos noivos, a consultora afirma que não é preciso ter tanto cuidado com normas de etiqueta, mas cuidado com possíveis excessos é sempre bem-vindo!
"Sensualidade em demasia, como decotes profundos demais, não é adequada para este tipo de evento", aconselha a profissional.
Acessórios são itens curinga na hora de levantar o look e trazer pontos de cor para a produção - especialmente quando se trata de vestido preto. Como a peça costuma ser mais "neutra", é possível explorar diferentes possibilidades para conseguir um visual com mais informação de moda e cheio de personalidade.
Investir em opções metalizadas nos tons prata e dourado é garantia de uma produção elegante para as mais tradicionais. Já quem gosta de se jogar nas tendências e prefere looks com pegada moderna tem carta branca para apostar em modelos coloridos seja nos brincos, sapatos ou bolsas (e até na make).
A renda é um clássico atemporal nas produções para casamento - tanto nos vestidos de noiva quanto nos de madrinhas e convidadas. Se a intenção é inovar na cor e ainda assim manter um visual mais tradicional, o tecido é um grande aliado na hora de escolher o modelo ideal para a cerimônia.
A renda funciona bem em toda a extensão da peça e ainda pode ser aplicada junto com a transparência para minimizar a quantidade de pele exposta: desde o colo até a barra do vestido.