Vestido para casamento é aquele look que quase sempre gera dúvidas na hora da escolha. É que além do dress code proposto pelos noivos no convite, é muito importante avaliar as condições da festa. A época do ano e o local em que acontece. Além disso, é fundamental saber qual o seu papel na cerimônia. Madrinhas, na maioria das vezes, têm um dress code específico e os pais dos noivos têm sempre um papel especial. Algumas dicas são básicas, mas não custa repetir: proibido usar branco em um casamento, a não ser que seja a vontade da noiva. É que como branco é a cor "oficial" do look da personagem principal da cerimônia, é elegante deixar o tom reservado a ela. Preto é permitido, mas se você for madrinha pode não ser recomendado (já viu nossas sugestões de vestidos para madrinhas?), uma vez que a cor também representa o luto. Confira dicas para eventos em diferentes locais, horários e estações.
O casamento civil costuma ser menos formal e comporta produções mais casuais, mas ainda assim é um cerimônia que demanda certo respeito. Por isso evite grandes extravagâncias, tanto em relação a brilhos e acessórios mais chamativos, quanto em relação a decotes, fendas e pele à mostra em geral.
Vestido mais indicado para casamento que ocorre durante o dia deve ser elegante, formal, mas também discreto. É que o brilho em excesso, a make pesada e os acessórios grandes demais podem "competir" com a luz do sol. Além disso, ninguém quer ficar "derretido" no fim da festa, certo? Aliás, pode anotar os truques para isso não acontecer. O modelo ideal para uma festa durante o dia é aquele com um corte impecável, que valorize a silhueta, mas sem muitos detalhes. Aposte, também, em uma maquiagem caprichada, porém leve (nada de olhão carregado ou quilos de iluminador, ok?) para complementar a produção.
O look para a cerimônia na praia deve exalar leveza, já que o ambiente determina uma cerimônia menos formal. Como, em geral, os casamentos na praia costumam ser celebrados durante os períodos de temperatura mais amenas, você pode investir em uma modelagem mais leve e fluida ou mesmo em uma estampa divertida, desde que a peça seja impecável no caimento. Também é importante não pesar na maquiagem e apostar em um penteado mais natural, já que o ambiente externo costuma "mexer" com os cabelos. Ou você pode escolher aquele coque ou rabo de cavalo que "seguram tudo". E não se esqueça, também, de escolher um par de calçados que não vai "afundar" na areia!
O casamento noturno é, em geral, mais formal. Costuma ser aquela festa de arromba, para a qual as pessoas dão o melhor de si na hora de se produzirem. Por isso, é o momento de investir naquele vestido mais luxuoso, tem tecidos nobres (como veludo, seda...) e nas peças com aplicações de bordados, brocados e brilhos. a peça não precisa, necessariamente, ser longa, mas precisa estar impecável. Além disso, a maquiagem pode ser um pouco mais carregada e os acessórios mais "ricos". O salto alto (de preferência fino) é sempre bem-vindo, mas se você não gosta mesmo do estilo, pode apostar em flat shoes preciosos.
Quando é cerimônia é celebrada em um ambiente bucólico o dress code costuma ser mais leve e menos formal. A escolha do look pode depender da temperatura. Não tenha medo de apostar em casacos e também em tecidos mais pesados, como a lã e o tweed, se a cerimônia for no inverno. Já se a cerimônia for em um dia de clima ameno, leveza é a palavra. Escolha um tecido mais nobre, como seda e cetim, por exemplo, e aposte em detalhes delicados, como uma estampa floral. É legal evitar brilhos em excesso, pois não combina muito com o ambiente. Além disso, se o evento for acontecer ao ar livre, aposte em saltos mais grossos, na plataforma ou até mesmo nos sapatos baixos. É que ninguém quer afundar o salto na grama, certo?
(por Deborah Couto)