Quando a gente recebe um convite para ser madrinha de casamento, a primeira em que pensamos é na roupa. O vestido de madrinha deve fazer jus ao convite e arrasar. Também deve, é claro, te fazer se sentir linda. Mas na hora de escolher a melhor peça para a ocasião é importante levar alguns fatores em consideração. Um dos principais é o estilo da noiva. Ela é mais clássica ou é uma noiva descolada? Isso provavelmente vai ditar o tom do casamento. Outro fator a se levar em consideração é o que foi determinado pela noiva: ela solicitou que as madrinhas se vistam de acordo com uma cartela de cores ou um dress code específico? Respeite! Fique atenta às dicas a seguir para não errar.
O look de uma madrinha de casamento deve respeitar certos códigos. A madrinha, por exemplo, nunca deve usar branco (a não ser que seja um pedido da noiva) a fim de não ofuscar a protagonista da festa. Apesar de hoje em dia os dress codes estarem bem mais flexíveis, o preto também é uma cor a se evitar, já que tem o luto como significado. Os outros tons estão todos liberados e sua escolha deve ser de acordo com a ocasião: será um casamento na praia ou no campo, na igreja ou em um salão? A que hora do dia? Tudo isso influencia na escolha da roupa. O brilho, por exemplo, está em alta nesta temporada, mas fica melhor à noite. Já os florais são perfeitos para uma cerimônia durante o dia, especialmente se for em área externa. Em área externa, por exemplo, é legal que se opte por um calçado mais esportivo, cujo salto não vá "afundar" na areia ou na grama. Nesse caso, por exemplo, até as rasteiras estão liberadas.
Apesar de um casamento ser uma ocasião com roupa especial, é importante que na hora de escolher o vestido a madrinha opte por algo que a deixe confortável, dentro do seu estilo e sem a oprimir em nada (nada de look apertado!). Isso significa, por exemplo, que se a mulher não está acostumada a vestir vestido longo e não gosta, pode optar por um modelo mídi ou até curtinho (ou mesmo um terno ou macacão, por exemplo). A mulher que não usa salto alto pode apostar em um modelo de sapato mais simples de caminhar. É que às vezes esses aspectos que deveriam deixar a produção mais elegante acabam atrapalhando se não combinam com o estilo de quem vai usar.
Não é de bom tom que a produção de uma madrinha chame mais a atenção que a da noiva. Por isso é legal evitar peças com muitos bordados, decotes ou fendas profundas -- melhor deixá-los para outra ocasião. No lugar disso, aposte em tecidos nobres -- o veludo, por exemplo, é perfeito para as cerimônias no inverno -- detalhes no próprio tecido, como plissados e drapeados e cores e/ou estampas interessantes. O investimento em acessórios como brincos, colares e enfeites de cabelo também fazem o look ficar mais bonito. Confira inspirações na nossa galeria!
(por Deborah Couto)