Escolher um vestido para um casamento quase nunca é tarefa fácil. É que além de considerar a moda atual, o próprio estilo, tipo de corpo e as trends disponíveis, o que mais importa é o estilo de cerimônia ou festa - se for somente no civil também merece um look adequado - , a temperatura que vai estar na época do evento, e, ainda, o local onde ela vai acontecer. São muitas variáveis. Por isso a gente tem algumas dicas para você acabar com as dúvidas na hora de escolher o seu vestido. E lembre-se: o dress code costuma ser escolhido pela noiva e constar no convite.
Seja na praia, no campo ou mesmo na área externa de um restaurante ou buffet, uma cerimônia diurna é mais casual por natureza. Por isso, para não errar, é legal pegar leve tanto no look quanto na maquiagem. É aquele momento de apostar em tecidos nobres, porém mais fluidos. Se for um dia frio, aposte em peças florais para alegrar o ambiente. Troque o bordado pela estampa e esqueça aquela maquiagem pesada nos olhos. Vale mais pensar em uma make que te deixe linda, mas sem ser pesada para o dia. Além disso, como a cerimônia ao ar livre normalmente acontece sobre um piso "natural", como o gramado ou a areia. Se for esse o caso, escolha um calçado que tenha salto largo, plataforma ou mesmo um modelo flat. É que ninguém quer ficar afundando o salto agulha no chão, não é mesmo?
Se a cerimônia for à noite numa festa mais caprichada é o momento ideal para você lançar mão daquele look que você espera o ano (ou vários anos) todo para usar. É que o casamento formal pede, sim, mais esmero na hora de cuidar do visual. Se for esse o caso, pode apostar naquela maquiagem que te deixa matadora e lançar mão dos seus melhores acessórios, além de escolher calçados e bolsa de festa. O que não é permitido, nunca, é usar branco na cerimônia, a não ser que seja um pedido da noiva. Além disso, ir arrumada é diferente de ir superextravagante. Lembre-se que a protagonista da cerimônia deve ser a noiva, não você. Por isso, nada de apostar naquele visual em estilo "pavão".
(por Deborah Couto)