O vestido de noiva preto é uma escolha que tem se tornado cada dia mais comuns em casamentos: quem está por dentro das tendências de moda noiva, sabe que a cor passou de exótica para queridinha de noivas com personalidade e sem medo de fugir das tradições.
O preto foi escolha recente, por exemplo, de Kourtney Kardashian na cerimônia em que oficializou sua união com o músico Travis Baker. Em 2022, as buscas no Pinterest pelo termo "vestido de noiva preto de festa" foram 34 vezes maiores do que no ano anterior.
Para tirar todas as dúvidas sobre o tema, o Purepeople conversou com a estilista especializada em noivas Juliana Santos. A primeira dela é deixar a insegurança de lado, caso cogite a cor e esteja na dúvida por conta das formalidades.
"Esquecer o que é tradicional, e focar no estilo pessoal dela, afinal o casamento é dela e tem que ser 100% a cara dela e do noivo e se ela se sente mais confortável casando de preto: se joga!", afirma.
Hoje são os vestidos brancos que conquistam a maioria das noivas - famosas ou anônimas -, no entanto, nem sempre foi assim: o preto era superpopular na época do Renascimento (século XVI) entre as noivas da alta sociedade europeia, devido à forte influência da igreja católica.
"Era uma das cores que representavam a nobreza, junto ao vermelho e o roxo, e significava o respeito à religião. Os vestidos eram muito pesados e superluxuosos", conta Juliana.
A responsável por mudar a tradição foi uma britânica: em 1840, a rainha Vitória se casa por amor - algo pouco comum naquele contexto histórico - e aposta em um traje totalmente branco. Foi ela quem introduziu também o uso do buquê e da coroa de flores sobre a cabeça.
"O branco continua sendo o carro-chefe do meu ateliê. Mas temos um histórico de fazer vestidos diferentes, então temos tido demandas muito maiores de vestidos coloridos, rosa, roxo e também o preto", aponta.
A especialista revela ter ainda um truque para quebrar a intensidade do tom neutro. "Quando a noiva deseja usar preto, costumamos colocá-la como uma segunda cor, usando forros mais claros, como o rosé ou o nude, para quebrar um pouco a morbidez do tom preto. Além de tecidos e estruturas que deixam o vestido muito mais leve e romântico", sugere a estilista.
De acordo com Juliana, o tule - tecido em alta na moda festa - é muito recorrente nos vestidos de noiva preto, bem como rendas mais florais e mix de tecidos em tons mais pastéis no forro.
Outro ponto revelante é o modelagem do vestido. "Aquelas que têm mais volume e caimento passam sempre uma imagem mais romântica, por isso, investimos mais em vestidos com corte de saias godê", indica.
E que tal usar branco e preto em momentos diferentes? Recentemente, Juliana fez uma criação assim para noiva. "Era um vestido 2 em 1, que tinha uma saia de tule que removia, e foi muito legal ver o impacto que causou nos convidados, todo mundo falou que a peça era a cara dela", afirma a estilista.