Quem não se lembra do fofo bebê Théo da segunda versão da novela "Anjo Mau "? O loirinho, dono de um belo par de olhos azuis e bochechas rechonchudas, chamava a atenção por sua desenvoltura diante às câmeras. Na verdade, a criança não era apenas uma, mas duas. Aos 8 meses, os gêmeos Bruno e Tiago Guimarães deram vida ao personagem na trama exibida pela TV Globo em 1997 e hoje reprisada pelo canal VIVA. Em cena, Théo era o filho do casal Stela ( Maria Padilha) e Tadeu ( Daniel Dantas) e xodó da babá Nice, vivida por Gloria Pires.
Após 16 anos, o Purepeople encontrou os rapazes em São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo. "Morávamos no Rio de Janeiro quando fomos ao shopping e um olheiro da emissora viu os meninos. Ele me entregou um cartão e eu resolvi ligar para a emissora. Fizemos um teste e Bruno e Tiago passaram", relembra a mãe dos garotos, Ana Guimarães.
Na época, os meninos tinham crachá da empresa e camarim exclusivo. "Lá tinha banheiro privativo, geladeira, micro-ondas, brinquedos... Eles podiam dormir, comer, brincar e tomar banho. Já ficavam prontos com a mesma roupinha e, para não ficarem cansados ou estressados, só iam ao estúdio na hora de gravar a cena", conta Ana, que contratou uma babá e uma empregada doméstica para acompanhar os filhos nas gravações. "Eu e meu marido trabalhávamos e não tínhamos condições de ficar o tempo todo no Projac", explica.
Apesar da pouca idade, os meninos eram tratados como funcionários da TV Globo. "No final do ano fui lá buscar duas cestas de Natal, dois perus...", diverte-se Ana. A exposição também ajudou a mãe - que tem mais uma filha, Júlia - com os gastos extras. "Eles passaram a ser patrocinados por uma marca de fraldas e toda semana chegavam caixas e mais caixas em casa. Também ganhavam muita roupinha em troca apenas de usá-las em fotos e eventos", conta. Nos bastidores, Bruno e Tiago eram os xodós. "Todos eram muito pacientes com os meninos. Leonardo Brício e Daniel Dantas brincavam muito com eles. A Gloria Pires também era uma doçura! Mas a coitada ficava muito cansada de dar colo para eles, pois eram muito pesados", brinca a mãe.
Com o final de "Anjo Mau", os meninos voltaram à rotina normal. Aos dois anos, eles foram chamados para participar da primeira temporada de "Malhação", mas a experiência durou pouco tempo. "Tinha muita gravação externa e não achamos que seria uma boa", avalia Ana. Quando as crianças tinham 7 anos, a família resolveu ir para o interior de São Paulo e as crianças voltaram ao anonimato.
Uma vida anônima
Em 2006, quando "Anjo Mau" foi reprisada no "Vale a Pena Ver De Novo", em 2003, o 'Vídeo Show' procurou os meninos. Na ocasião, o programa promoveu um encontro de Bruno e Tiago com Gloria. "Ela estava no estúdio e saiu para vê-los. Foi muito simpática. Eles adoram rever as pessoas, mas ali perceberam que o mundo artístico já não tinha mais nada a ver com eles", frisa.
Hoje, aos 17 anos, Bruno e Tiago gostam de relembrar a época em que eram famosos e, de vez em quando, costumam se ver na telinha, pois não se lembram de absolutamente nada do que viveram. A interpretação, definitivamente, ficou para trás. Atualmente, eles cursam o terceiro ano do ensino médio e não sentem a menor falta da fama. Poucos amigos, inclusive, sabem que eles interpretaram o fofo Théo. Tiago estuda para prestar vestibular para engenharia civil e Bruno, além de fazer estágio em uma agência de turismo, se prepara para no ano que vem morar na Carolina do Norte, nos EUA. "Ele conseguiu uma bolsa de estudos para jogar futebol. Nenhum deles quis saber da vida artística. São bem reservados. É vida que segue... E o tempo passa rápido demais", conta Ana, orgulhosa de seus 'bebês'.
(Por Renata Mendonça)