As tendências de 2018 deram o que falar e algumas até geraram polêmicas. Bermuda de ciclista, mom jeans e os maxiacessórios foram alguns dos destaques apontados como novidades, mas que na verdade foram resgatados de temporadas passadas. Queridinho de diversas famosas, o chunky sneakers virou febre e passou a ajudar na construção de looks modernos e estilosos de Bruna Marquezine, Manu Gavassi eGiovanna Lancellotti. Além do tênis, outros calçados seguem bombando até essa reta final do ano e, ao que tudo indica, permancem em 2019. No início do mês, Marina Ruy Barbosa investiu em uma produção glamourosa para participar do Especial de Natal do Roberto Carlos. Para a ocasião, a ruivinha aliou ao seu styling uma sandália com espiral que imita uma cobra e sobe pelos tornozelos, todos com cristais, da grife René Caovilla, avaliado em R$ 4 mil, aposta também de Fiorella Mattheis, Sabrina Sato e outras celebridades.
Outro modelito que ganhou notoriedade em solo brasileiro e conquistou as fashionistas foi a sandália Prada Flame. Com um detalhe exótico de uma chama de fogo como adorno do salto, o calçado foi lançado na coleção de verão 2012 pela grife italiana e renasceu com uma pegada mais moderna, com tons fluorescentes em rosa, verde e laranja, em 2018. Muito usado por Kendall Jenner, Fernanda Paes Leme e a recém-mamãe Sabrina Sato, o modelo está bastante disputado no Brasil e custa aproximadamente R$ 4.180 mil.
Sandália transparente, em vinil ou com salto acrílico está de volta para mostrar o poder da moda nos anos 90. Atualmente, o calçado de plástico pode ser visto de diversos formatos e atendendo a todos os tipos de estilo: aplicações de strass ou spikes em rasteirinhas, anabelas, gladiadoras, em salto alto ou baixo, como foi a aposta de Bruna Marquezine durante passagem pelo Festival de Veneza. Schutz, Crysalis, Arezzo, Via Uno, Vicenza, Zattini, Amaro, Morena Rosa, Cecconello e outras marcas brasileiras investem na tendência transparente.
(Por Rahabe Barros)