Bicheiro e patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Rogério Andrade foi preso na manhã desta terça-feira (29). Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do também contraventor Fernando Iggnácio, há quase quatro anos.
Rogério é um dos nomes mais falados de "Vale o Escrito", no Globoplay, que aborda os bastidores da disputa pelo poder no jogo do bicho do Rio de Janeiro. O contraventor foi preso, justamente, no dia em que a Globo vai passar a exibir a série documental na TV aberta.
No X, antigo Twitter, a coincidência divertiu os internautas. "Rogério Andrade preso no dia da estreia de 'Vale o Escrito' na Globo... Cinema absoluto", escreveu um perfil. "O roteirista do Brasil é um cara incrível", comentou um usuário. "A Globo conseguiu o melhor marketing da vida com Rogério Andrade preso no dia da estreia da série 'Vale o Escrito' na TV aberta", publicou um rapaz. "Infelizmente, Rogério Andrade não poderá acompanhar a estreia de 'Vale o Escrito' na Globo por motivos de cadeia", debochou outro "tuiteiro".
Rogério foi preso após uma nova denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). O bicheiro é apontado como o mandante do assassinato de Fernando Iggnácio, em 2020. A rivalidade da dupla começa em 1998. Após o assassinato de Paulo Andrade, sucessor de Castor de Andrade, os dois passaram a disputar poder nos pontos de jogo do bicho e nas máquinas caça-níquel.
Durante 22 anos, Rogério e Iggnácio tiveram uma disputa sangrenta que fez dezenas de vítimas. Segundo investigação da Polícia Federal, só de 1999 a 2007, 50 pessoas morreram em decorrência da briga.
No dia 10 de novembro de 2020, Fernando retornava de Angra dos Reis de helicóptero. Ele desembarcou e, enquanto caminhava em direção a seu carro no estacionamento do heliponto, foi surpreendido por um homem encapuzado munido de um fuzil. O contraventor levou vários tiros na cabeça e morreu no local. O crime aconteceu no bairro Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Rogério foi preso em casa, na Barra da Tijuca, por volta das 6h30 desta terça-feira (29). Ele deve ser transferido em breve para um presídio federal de segurança máxima.