O ponto alto do último capítulo de "Em Família" será o trágico casamento de Luiza (Bruna Marquezine) e Laerte (Gabriel Braga Nunes ). Depois de enfrentarem toda a família para ficarem juntos e tantas brigas, o casal finalmente sobe ao altar, sob o olhar contrariado de Helena (Julia Lemmertz) e Shirley (Vivianne Pasmanter). E para surpresa da mãe da noiva, o flautista coloca o medalhão da fênix no pescoço da amada, momentos antes de fazer os votos.
A entrada de Shirley na igreja, toda vestida de preto dos pés à cabeça, causa um burburinho na igreja. Inconformada em perder o amante, a madrinha lhe propõe, em pleno altar: "Ainda está em tempo. Damos meia-volta e saímos de fininho. O que você acha?". "Acho que você perdeu o senso de realidade. Tirou os pés do chão", ele responde. Mas ela não desiste: "Não pense que a nossa história acabe nesse altar. Vou te perseguir a vida inteira porque o meu amor não é de desistir".
Em tom de bincadeira, Laerte diz que manda prendê-la e pergunta se ela está de luto para aparecer. "Fique sabendo que na Índia quem usa branco não é a noiva, é a viúva. Ainda está em tempo de desistir, mon amour. Vem, foge comigo. Vai ser a maior aventura de todos os tempos!", insiste Shirley. "Para com isso ou então sai da igreja", ele ameaça, mas ela se recusa. "De jeito nenhum. Nunca saio no meio de um espetáculo. Mesmo que seja ruim! Fico até o fim!", garante.
Enquanto todos aguardam a entrada da noiva, Helena encara o genro, que sua frio de nervoso. No momento em que Luiza aparece na entrada da igreja, de braço dado com o pai, Leto (Ronny Kriwat) começa a tocar a canção que seu pai compôes para ela, acompanhado de outros músicos que estão no balcão da igreja.Virgílio entrega a filha ao noivo e vai para o lado de sua mulher. O casal chega ao altar e diante do padre, Laerte puxa o medalhão da fênix do bolso. Helena reconhece a peça imediatamente e tem uma lembrança do dia em que ganhou-a dele, há mais de vinte anos. Luiza, sem saber de nada, sorri enquanto o músico coloca o colar em seu pescoço. "Como prova do meu amor por você", ele diz.
Aturdida, Helena comenta com o marido: "O medalhão, Virgílio. Como será que foi parar na mãos dele?". "Esqueça isso, Leninha. Essa história não nos pertence mais. Que eles sejam muito felizes", pede o artesão. Nesse momento, soam raios e trovões, anunciando uma tempestade que começa em seguida. "Em nome do Pai, do Filho, do Espírito Santo", começa o padre.
A cerimônia segue normalmente, até que ao final os noivos chegam à porta da igreja. É aí que se dá a tragédia: Laerte é atingido por um bala de revólver disparada por Lívia (Louise D'Tuani) e morre antes mesmo de receber socorro.
Abalada, Luiza viaja de férias para Paris com os pais, numa tentativa de que a mudança de ares a ajude a superar o trauma. Durante a viagem, ela conhece um charmoso brasileiro em um café parisiense, também músico, que pode ser o seu novo amor.
(Por Samyta Nunes)